TAP alcança novo recorde com 1,7 milhões de passageiros em agosto

A TAP acaba de anunciar em comunicado que no mês de agosto transportou mais de 1,7 milhões de passageiros, mais 174 mil do que no mesmo mês do ano passado, ou seja um crescimento de 11,3%, alcançando assim o recorde do melhor mês de sempre em número de clientes transportados. Entre janeiro e agosto, a companhia portuguesa confirma que já transportou “mais de 11 milhões e 300 mil passageiros, um aumento de 6,7% face a igual período do ano passado”.

Para a TAP, a recuperação do mercado brasileiro influenciou o aumento consecutivo no número de passageiros transportados nas rotas do Brasil, que continua a mostrar sinais de recuperação. Depois de um primeiro trimestre com pouca procura (menos 6,9 por cento de passageiros transportados face a igual período do ano anterior), agosto consolida a tendência do aumento da procura deste mercado, já observada no segundo trimestre e em julho. Nesse mês, a companhia transportou mais 10,9% do que no mesmo mês do ano passado e, em agosto, a diferença foi de mais 11,2%, o que representa um acréscimo de 17 mil passageiros em relação a 2018, para um total de 170 mil clientes transportados.

Segundo a informação enviada, o maior aumento, em valor absoluto, foi na Europa com mais 79 mil passageiros transportados, crescendo 8,5% face a período homólogo. Seguindo-se a América do Norte com mais 39 mil passageiros, um crescimento de 51,7%, tendo este mercado a maior percentagem de crescimento em relação a igual período do ano passado. Só entre janeiro e agosto, a TAP transportou para Portugal mais 35 mil passageiros provenientes da América do Norte que ficaram pelo menos uma noite no País. Nos voos para e de África, a TAP transportou um total de 134 mil passageiros, mais 17,3% em relação ao ano passado.

O mês de agosto foi ainda o mês em que a companhia transportou mais passageiros nas rotas dos Açores e da Madeira. A TAP alcançou os 165 mil passageiros no conjunto das rotas de e para as Regiões Autónomas, registando um aumento de 10%.

As novas rotas inauguradas pela TAP este ano contribuíram com mais 99 mil passageiros transportados na rede da companhia ao longo de Agosto. Na Europa, as novas rotas contribuíram com mais 56 mil passageiros, no Atlântico Norte, com mais 29 mil e, no Médio Oriente (Telavive), com mais 9 mil.

Depois de se ter registado no primeiro trimestre um ligeiro decréscimo no número de passageiros transportados (-0,3% face ao período homólogo), no segundo trimestre, o número de passageiros transportados cresceu 8,9% face ao período homólogo. Em julho, o aumento foi de 11%. O mês de agosto manteve um nível de crescimento da mesma grandeza. No acumulado do ano, o aumento de passageiros em relação a igual período do ano passado é já superior a 700 mil. A TAP confirma assim a tendência de recuperação do resultado de crescimento de passageiros observada no segundo trimestre.