TAP apresenta novos destinos e novas modalidades IATA aos agentes de viagens

A TAP Air Portugal organizou ontem, em Lisboa, uma apresentação para os agentes de viagens portugueses com o intuito de dar a conhecer e reforçar os destinos lançados recentemente, em 2019, assim como as novidades que surgiram no âmbito da IATA NewGen ISS, nomeadamente a simplificação do modelo de adesão e novos métodos de pagamento. Hoje a companhia aérea vai estar em Leiria e amanhã no Porto, com o mesmo propósito.

Novos destinos 

Até à data, este ano a TAP lançou novas rotas: na América do Norte, Chicago, São Francisco e Washington (cinco voos semanais – A330 e A330neo); na Europa, Nápoles e Tenerife (sete voos semanais), Basileia e Dublin (14 voos semanais) com as aeronaves A319 e A320; no Médio Oriente estreia-se em Telavive (sete voos semanais – A321neo e A321LR) e em África, Conacri e vai lançar ainda Banjul (três voos semanais – A320).

João Frazão, gestor de conta trade da TAP, afirma que a companhia aérea nacional quer ser um “ponto de ligação para todo o mundo” através de novas rotas e diferenciadas. O responsável acrescenta que este objetivo só é possível devido ao investimento em novas aeronaves, que reduzem também os custos, para satisfazer um cliente cada vez mais exigente.

A TAP tem vindo a apostar no continente norte-americano face à sua enorme potencialidade: “O turismo nos EUA tem crescido imenso e Lisboa tendo uma posição estratégica, muito perto dos grandes aeroportos dos EUA, temos de aproveitar essa vantagem competitiva.”

Todavia, o gestor de conta defende que “não queremos descurar a Europa, que continua a ser um grande motor de crescimento da TAP”. O objetivo é continuar a aumentar o fluxo de voos continentes e intercontinentais.

A transportadora estreou-se este ano no Médio Oriente com o destino de Telavive, “que neste momento está muito forte, não só pela componente gastronómica e cultural mas também pela forte componente do turismo religioso. Temos a certeza que é uma rota onde podemos capitalizar”.

Finalmente, a aposta em África é um “culminar de todas as novas rotas que temos vindo a lançar”. No início de julho, a TAP lançou Conacri e em outubro será a vez de Banjul.

IATA 

Cerca de 80% dos voos globais são feitos através da IATA – Associação Internacional do Transporte Aéreo, que representa perto de 300 transportadoras, providenciando um serviço financeiro que faz a ponte entre as agências de viagens e as companhias aéreas, nomeadamente, para a emissão direta de bilhetes. A Iata disponibiliza duas novas modalidades:

GoLite – acesso ilimitado à emissão de bilhetes, sem necessidade de garantia bancária, em três formas de pagamento: cartão de débito ou crédito do cliente, cartão de crédito da agência (previamente aceite) ou através do Iata EasyPay (= carteira online com determinado budget – sem montante mínimo – para compra de viagens).

GoStandard – igual ao Go Lite com o acréscimo do BSP Cash que possibilita pagamentos após faturação, com necessidade de garantia bancária.

Vítor Cedrola Carvalho, manager da Agency Risk Management GDC da IATA, alertou durante a sessão para “um problema grande, hoje, no mercado, com certos operadores e esquemas de cartão de crédito”, em termos globais mas que tem afetado mais os países nórdicos, em que os operadores cobram 8% a 10% da transação feita à transportadora, sendo que esses montantes nunca regressam ao cliente (agências) e acontece, sobretudo, com os cartões virtuais.