Mostrando-se satisfeito com o ano de 2018, e com todo o trabalho da equipa da TAP e dos seus parceiros, Antonoaldo Neves, presidente executivo da companhia aérea, fez questão de sublinhar ontem, na cerimónia dos TAP Awards, que decorreu em Lisboa, que “a TAP tem sido um verdadeiro embaixador de Portugal”. Ou seja, o grande foco da transportadora nacional, está na divulgação e venda de Portugal e das experiências que o país proporciona.
O evento realiza-se não só para premiar “aqueles que vendem Portugal mas também influenciadores que contribuíram para que o país se tornasse ainda mais atrativo como destino a nível mundial”, justificou o responsável.
Antonoaldo Neves recordou que hoje a TAP não é apenas uma transportadora nacional mas também uma companhia internacional. “É esse o grande desafio que temos pela frente”, admitiu, acrescentando estar consciente de que a concorrência é dura.
O presidente executivo da TAP afirmou ainda que atualmente a companhia é o principal exportador de Portugal e que 79% da sua receita vem do exterior. “Acredito que a TAP é hoje um dos três grandes contribuintes para o emprego, impostos e criação de riqueza em Portugal”, resumiu.

Por sua vez, Miguel Frasquilho, presidente do conselho de administração da companhia aérea, lembrou que a TAP comemorou “mais de sete décadas cheias de histórias e momentos memoráveis” mas que isso não significa que esteja “velha”: “penso que a TAP está mais jovem do que nunca”, frisou.
O responsável tem consciência dos desafios que a transportadora terá de enfrentar mas aproveitou a ocasião para enaltecer a “enorme transformação” pela qual passou nos últimos dois anos. Novas rotas surgiram e outras nascerão em breve, para destinos como Telavive, Dublin, EUA (Washington, Chicago e São Francisco), Espanha (Tenerife), Itália (Nápoles) e África. Além disso, até 2025, a TAP receberá 71 novos aviões.
“E tudo isto tem acontecido porque temos parceiros que acreditam em Portugal e que estão empenhados em apoiar a TAP”, explicou Miguel Frasquilho. O responsável garante que “os anos que se seguem serão ainda melhores” e que a “TAP tem um plano de negócios ambicioso”.
Eis os TAP Awards 2019:
TAP Ambassador Award
– Joana Pimentel, Reino Unido
– Isidro Recio, Espanha
– Barbel Haas, Alemanha
– Saul Ambrosi, Itália
– Manuel de Cabarrus, França
– Vicente Brasil, Brasil
– Susan Foster, EUA
– Fátima Caeiro, Portugal
Business Sales Award
– Reed & Mackay, Reino Unido
– Viajes El Corte Inglés, Espanha
– American Express GBT Europa, Alemanha
– Uvet, Itália
– Transdev-Eurolines, França
– Maringá Volks SBC, Brasil
– Carlos Wagonlit, EUA
– Alive Travel, África
– TravelStore, Portugal
TOP Sales Awards
– Expedia Group, Reino Unido
– Travelgenio, Espanha
– Airticket GmbH, Alemanha
– Uvet, Itália
– Odigeo, França
TOP Sales Awards Europe
– Carlos Wagonlit
– Odigeo
– SEAT24
– Expedia
– Lastminute
TOP Sales Award Africa
– Abreu/Zepa
– Atlântida
– Cotur
TOP Sales Award EUA
– Travel Leaders Group
– Expedia Group
– AMEX GBT
TOP Sales Award Brasil
– Carlson Wagonlit
– Decolar
– CVC
– Read
– Esferatur
TOP Sales Portugal
– Springwater, Margarida Blattmann
– Abreu, Jorge Abreu
– Ávoris, Mafalda Bravo
– Newtour, Mário Almeida
– Viagens El Corte Inglés, Bernardo Marquez
Menção Honrosa (10º aniversário do voo para Moscovo)
– Quinta Tour
– Pac Tour
– InterUnion
– VIP Service
Influenciador do Ano
– Brasil, melhoresdestinos.com.br
– Portugal, Cristina Ferreira
Personalidade do Ano: Peter Greenberg