TAP batiza avião com o nome de Zé Pedro dos Xutos e Pontapés para sermos muitos a olhar o céu

by Rita Inácio | 8 Fevereiro 2019 14:55

Os Xutos & Pontapés celebram 40 anos e a TAP decidiu fazer uma homenagem a Zé Pedro, membro da banda que faleceu em 2017, atribuindo o seu nome a um avião para que todos possam olhar o céu.

O batismo do novo Airbus A321neo, que recebeu o nome de Zé Pedro seguido pelo símbolo dos Xutos & Pontapés, decorreu hoje num dos hangares da companhia. Na cerimónia estiveram presentes os membros da banda, a mulher do músico, familiares e amigos, assim como centenas de trabalhadores da TAP.

A homenagem acontece no ano em que a banda celebra 40 anos de carreira e lança um novo álbum, o último em que Zé Pedro participou, iniciando também uma digressão nacional e internacional que conta com o apoio da TAP. O primeiro voo de “Zé Pedro” será o TP438 que parte ainda hoje, às 16h20, com destino a Paris, a cidade do amor.

“Seremos sempre muitos a olhar o céu”

Zé Pedro foi um dos fundadores dos Xutos & Pontapés e autor de várias das suas músicas entre as quais o célebre tema “Não Sou o Único” que serviu de banda sonora a esta homenagem da TAP.

Miguel Frasquilho, presidente do Conselho de Administração da TAP, começou por recordar que “ao longo dos últimos anos a TAP tem vindo a percorrer um processo de transformação virtuoso, de crescimento, novas rotas, novas aeronaves, e nesta fase nada melhor do que podermos contar com a energia positiva do Zé Pedro, que vai passar a estar eternamente connosco.”

“A TAP tem vindo a contribuir para afirmar Portugal no mundo e podemos e queremos contribuir ainda mais. Hoje com a ajuda do Zé Pedro damos mais um passo… Com esta aeronave estou certo que o Zé Pedro já não será o único a olhar o céu”, acrescentou.

Já a mulher do músico, Cristina Avides Moreira, também deixou algumas palavras: “É com imensa honra e alegria que estamos aqui hoje para celebrar o Zé Pedro desta forma tão bonita, tão eterna e tão simbólica. Esta homenagem que correrá o mundo tem um significado e um simbolismo muito especial. Agradeço do coração à TAP. (…) Nunca a canção ‘Não sou o único’ fez tanto sentido. Por este mundo seremos, para sempre, muitos a olhar o céu, a ver o Zé Pedro voar.”

O vocalista dos Xutos, Tim Maia, agradeceu em nome da banda à TAP que “tem sido a nossa companhia, que nos levou aos quatro cantos do mundo”, afirmando que “esta vai ser com certeza uma linda maneira de viajarmos todos, agora com o Zé Pedro”.

“Uma das coisas que ele mais adorava era voar”, garantiu Tim. “Sentia-se muito importante quando voava e sempre que havia uma cadeira na 1.ª classe tentava que fosse para ele, sempre que havia um convite para ver a aterragem ele era o primeiro a ir e sempre que a refeição não era ligeira ele também era o primeiro a pedir outra”, brincou.

Source URL: https://www.ambitur.pt/tap-batiza-aviao-com-o-nome-de-ze-pedro-dos-xutos-e-pontapes-para-sermos-muitos-a-olhar-o-ceu/