TAP cancela 360 voos programados para 8 e 9 de dezembro

A TAP emitiu um comunicado informado ter recebido o aviso de greve do SNPVAC para 8 e 9 de dezembro e decidiu, por isso, cancelar 360 voos programados para estes dois dias de greve, “para evitar que os clientes com voos reservados para estas datas sejam ainda mais afetados pela incerteza sobre o seu voo”. A companhia explica que esta decisão terá um “grande custo para a TAP, mas é a decisão certa para proteger os nossos passageiros”.

Na mesma nota, a transportadora aérea portuguesa revela que esta é a única solução para mitigar os inconvenientes causados aos seus clientes, já que a definição de serviços mínimos pode ser feita até três dias antes do início da greve e “o SNPVAC recusou-se a antecipar a consulta aos seus membros, que só está programada para 6 de dezembro, apenas dois dias antes do início da greve”.

A TAP explica ainda, no comunicado de imprensa, ter apresentado ao SNPVAC “propostas concretas que justificariam a não realização da greve e que seriam de grande benefício para os membros da tripulação de cabina, mas o SNPVAC não as quis apresentar aos seus associados”. Nessas reuniões, a companhia diz ter sido clara em dois pontos:

  • Acordo de Emergência devidamente acordado com o SNPVAC não pode ser alterado alguns meses após ter sido assinado por ambas as partes, porque isso comprometeria o cumprimento do Plano de Reestruturação;
  • A Assembleia Geral do SNPVAC teria de ser antecipada, para permitir à TAP proteger antecipadamente os seus Clientes e minimizar o impacto nas suas vidas, para evitar perturbações inaceitáveis no aeroporto e para minimizar o impacto financeiro do anúncio da greve.

Mas adianta que o SNPVAC não concordou em realizar a assembleia geral antes de 6 de dezembro, afirmando que a companhia “apresentou uma proposta alegadamente desfavorável do AE”. Algo que a TAP contraria, argumentando que está a seguir o mesmo procedimento que seguiu com todos os sindicatos da empresa.

O processo de cancelamento de voos e de informação aos passageiros já começou. A TAP informa que contactará todos os passageiros afetados por estes cancelamentos, propondo voos alternativos, em datas diferentes, ou outras soluções que sejam aceites pelo cliente.