TAP com recorde de 1,23 milhões de passageiros em janeiro

TAP com recorde de 1,23 milhões de passageiros em janeiro

Categoria Business, Transportes

A TAP transportou 1,23 milhões de passageiros no mês de janeiro, mais 145 mil do que em igual mês do ano passado, o que se traduz num crescimento do tráfego de 13,3%. Uma subida que, segundo revela em comunicado, supera em muito os números de há cinco anos, altura em que, no mesmo mês de janeiro, a companhia transportava apenas 779 mil passageiros. Ou seja, registando um crescimento do tráfego de 59%.

No passado mês, o maior crescimento de passageiros registou-se nas rotas da Europa (excluindo Portugal), com mais 83 mil passageiros, um aumento de 13,2%, seguido pelas rotas da América do Norte, que tiveram mais 28 mil passageiros do que em janeiro de 2019.

Em janeiro, o número de passageiros transportados cresceu acima do aumento da oferta, o que se traduziu numa melhoria de 2,7 pontos percentuais da taxa de ocupação dos voos (load factor), ficando esta nos 75,3%.

O ASK (available seat per kilometer, uma medida da oferta) cresceu 12,8%, superado pelo crescimento do RPK (revenue per kilometer, uma medida da procura), que foi de 17%.

Este resultado apenas é possível graças ao empenho, motivação e competência dos trabalhadores da TAP que conseguiram concretizar, mesmo antes do prazo definido no programa de privatização, os objetivos definidos para a companhia há cinco anos, dos quais se destacam a renovação da frota e o fortalecimento da rede, indica na mesma nota.

Com a chegada dos novos aviões de última geração e a otimização da rede, a TAP tem hoje uma operação mais vasta, alavancando parcerias nos vários continentes para garantir uma oferta consistente e que lhe permite beneficiar da posição geográfica privilegiada de Portugal.

Acordo de cooperação com a Azul
Além disso, a TAP formalizou, na passada quinta-feira, a celebração de um Acordo de Cooperação Comercial com a Azul S.A. O novo acordo, puramente comercial e com vista à obtenção de sinergias entre as redes da TAP e a Azul em benefício dos clientes, contribuirá para o aumento da conectividade entre o mercado europeu e o mercado brasileiro, oferecendo melhor produto e maior conveniência aos seus passageiros.

As duas companhias centrarão esforços nas vendas entre a Europa e o Brasil, introduzindo melhorias em toda a respetiva operação (horários e rede), de forma a proporcionar aos seus Clientes a melhor opção de viagem.

A Azul é a companhia aérea com maior número de voos entre cidades no Brasil, o que permitirá à TAP oferecer mais opções de voos e acesso a mais destinos brasileiros.

A implementação deste acordo não implica qualquer alteração acionista ao nível da TAP ou da Azul, que continuam a ser duas entidades jurídica e economicamente independentes.