TAP e SATA reforçam ligações à Terceira no próximo verão IATA

O Secretário Regional do Turismo e Transportes revelou ontem, na Horta, que as ligações aéreas da Terceira com Lisboa e Porto terão, no próximo verão IATA, um incremento de 36% no número de frequências e de 27% no número de lugares oferecidos. Vítor Fraga, que falava na Assembleia Legislativa, salientou que, como já é público, a TAP e a SATA vão reforçar as ligações, frisando que “no próximo verão IATA haverá uma oferta de 35.661 lugares a mais do que aqueles que houve no ano de 2015”.
O titular da pasta dos Transportes lembrou, no entanto, que a SATA Internacional já no ano passado reforçou o número de frequências nas Lajes em 46%, tendo realizado mais 107 frequências do que no ano anterior.
Por seu lado, a SATA Air Açores, no âmbito da revisão das Obrigações de Serviço Público (OSP) do Transporte Aéreo Interilhas, “tirando partido da centralidade da Terceira, como plataforma de agregar e distribuir passageiros para todas as ilhas, reforçou a sua presença nas Lajes em mais 20% no número de frequências que tem nesta ilha”, acrescentou.
Questionado sobre a operação de companhias ‘low cost’ para os Açores, Vítor Fraga esclareceu que “a Região não pagou e não paga qualquer valor, nem direto, nem indireto” para que estas voem de Lisboa para Ponta Delgada. O Secretário Regional recordou que existe um contrato, estabelecido com a companhia Ryanair, para uma campanha promocional no Reino Unido, de promoção da rota de Londres para Ponta Delgada”, no valor de cerca de 98 mil euros, sendo esta uma campanha promocional de marketing conjunto.
“É este o único valor de campanhas conjuntas que é feito, e é feito na Europa, não é feito para promover as rotas de Lisboa e do Porto para a Região”, frisou, assegurando que “valores pagos pelo Orçamento da Região, por algum organismo da Região, a companhias ‘low cost’ para voarem do continente para a Região, são zero”.
Vítor Fraga esclareceu, na mesma ocasião, que o número de passageiros da SATA Internacional desembarcados na Terceira cresceu 53%, enquanto o número de passageiros da SATA Air Açores desembarcados na mesma ilha e no último trimestre, após a revisão das OSP, cresceu 20%.