TAP escolhe parceiro para acelerar transformação digital e impulsionar inovação tecnológica

A Tata Consultancy Services (TCS) foi a empresa selecionada pela TAP, na sequência de um concurso internacional, como parceiro estratégico para acelerar a transformação digital e a inovação tecnológica da companhia. Com isso, a companhia aérea portuguesa pretende tornar-se mais sustentável e reforçar “a sua posição de liderança no setor”, informa em comunicado.

A empresa justifica a escolha da TCS como parceiro pela sua experiência comprovada na entrega de programas de transformação digital bem sucedidos na indústria aérea.

Na sequência desta parceria, a TCS vai estabelecer em Portugal um Centro de Excelência Tecnológico para a indústria da aviação, dotado de consultores com profundo conhecimento do setor e especialistas em tecnologia. O centro irá aproveitar a reserva de talentos local, bem como as equipas globais da TCS, para construir novos sistemas que utilizam de forma inovadora as tecnologias digitais para reinventar a experiência do cliente e ajudar a TAP a estabelecer uma diferenciação competitiva. No futuro, este centro será utilizado como unidade nearshore para servir outros clientes globais da TCS, criando mais empregos tecnológicos em Portugal.

A TCS irá também colaborar com a TAP na adoção de um novo modelo operacional para gerir o seu portefólio de aplicações, com o objetivo de conduzir a uma maior agilidade e aumentar a resiliência operacional. Contribuirá ainda para racionalizar e modernizar a arquitetura dos sistemas, enriquecer a experiência do cliente e melhorar o desempenho operacional.

Christine Ourmières-Widener, CEO da TAP, considera que “a TAP está a sofrer uma transformação ambiciosa para emergir mais forte após o impacto que a Covid teve na indústria aérea e precisamos de parceiros fiáveis nesta viagem. Selecionámos a TCS após um rigoroso processo de avaliação, com base na sua profunda experiência na indústria aérea, no historial comprovado de realização de transformações digitais e na liderança tecnológica. Estamos confiantes de que, juntos, conduziremos iniciativas digitais que enriqueçam a Experiência do Cliente, melhorem o desempenho operacional e posicionem a TAP como a companhia aérea de eleição para os nossos clientes”.

“Temos o prazer de estabelecer uma parceria com a TAP para acelerar a sua transformação digital e impulsionar o crescimento empresarial futuro. A TCS está totalmente empenhada em fazer desta parceria um sucesso a longo prazo e contribuir para a realização dos objetivos empresariais e tecnológicos da TAP”, disse Krishnan Ramanujam, presidente de Enterprise Growth Business da TCS. E acrescenta: “Os investimentos que estamos a fazer na criação do Centro de Excelência Tecnológico em Portugal reforçam ainda mais a posição da TCS como parceiro de transformação para clientes em Portugal e expandem a presença da TCS na região”.