TAP estreia Airbus A330neo, um avião que se apresenta em Portugal para o mundo

Antonoaldo Neves

A TAP Air Portugal acaba de fazer história ao estrear, ontem, dia 19 de junho, o primeiro Airbus A330neo do mundo. Antonoaldo Neves, presidente executivo da companhia, garante que “o futuro chegou” com este avião inovador e mais amigo do ambiente. Na cerimónia marcaram ainda presença Eric Schulz, chief commercial officer da Airbus, e Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa.

Miguel Frasquilho, presidente do conselho de administração da transportadora, começou por dizer que “a TAP e Portugal estão na vanguarda, estão a fazer história” ao receber o primeiro Airbus A330neo, “um avião inovador e disruptivo, confortável e eficiente”, que faz parte da renovação e crescimento da frota da companhia.

O A330neo proporciona menos 15% de consumo de combustível por lugar oferecido, o que o torna o avião wide-body mais eficiente do momento. Este é o primeiro avião a ser equipado com a nova versão da cabine Airspace e apresenta design português.

Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, felicitou o pioneirismo da companhia aérea nacional ao estrear “uma aeronave mais eficiente, mais amiga do ambiente, mais amiga da TAP e dos seus passageiros”.

“O futuro chegou”

Já Antonoaldo Neves, presidente executivo da TAP, garante que “o futuro chegou” e recorda que a última vez que a companhia aérea nacional recebeu um avião novo foi há cerca de 11 anos atrás. O responsável nota que o Airbus A330neo prima pela eficiência, o que é “fundamental para garantir a sustentabilidade da TAP”.

O presidente executivo da companhia relembra que “a privatização fez-nos crescer muito e perceber que Portugal pode muito mais”, pelo que é sua ambição chegar às 130 aeronaves e duplicar o número de passageiros durante os próximos 10 anos.

Atualmente, a TAP está presente em 84 destinos no mundo, esperando crescer oito novos destinos por ano, desde Chicago a Telavive. Anteontem a transportadora atingiu a marca história dos 400 voos diários, informou o responsável.

No entanto, Antonoaldo afirma que companhia aérea enfrenta “diversos desafios que precisamos de corrigir a favor de Portugal”, entre os quais, a pontualidade e a formação de pessoal com a falta de mecânicos. Ainda assim, a TAP espera contratar 1500 trabalhadores nos próximos três anos.

A330neo segue viagem 

Da capital portuguesa, o Airbus A330neo seguirá para o Rio de Janeiro, regressando a Lisboa para voltar a partir, desta feita até São Paulo, Recife e Miami.

Até ao final do mês de junho, a aeronave prosseguirá o plano de voos de teste numa sequência que o vai levar a Kuala Lumpur, Manila, Jakarta, Bangkok e Maurícias. Por fim, na última etapa, o novo avião da TAP voa para Nova Deli, Reykjavik, Chicago e Atlanta, concluindo com o regresso à fábrica da Airbus em Toulouse a sua tour mundial.