TAP inaugurou este Sábado quatro novas rotas

O Dia de Portugal foi a data escolhida pela TAP para a inauguração de quatro dos seus novos destinos, prosseguindo a sua estratégia de expansão na América do Norte com a abertura da rota para Toronto, reforçando a sua presença na Alemanha com novos voos para Estugarda e apostando em mais dois destinos no mercado espanhol – Gran Canaria e Alicante – neste que é o segundo mais significativo para a TAP, já que representa 10% do total de tráfego da rede.

Toronto, no Canadá, passa a ser a sexta rota para a América do Norte, mercado onde a TAP transportou, no último ano, mais de 633 mil passageiros, correspondendo a um acréscimo de 122% face ao mesmo período do ano anterior. Esta expansão da TAP neste mercado iniciou-se precisamente há um ano, com a abertura das rotas de Boston e de Nova Iorque-JFK, dois destinos que se revelaram apostas vencedoras, com taxas de ocupação superiores a 85%, refere a companhia, em comunicado.

Os voos de Lisboa para Toronto terão cinco frequências semanais, com saída de Lisboa aos sábados, domingos, segundas, quartas e sextas, às 18:45, e chegada a Toronto às 22:00. No sentido inverso, a saída de Toronto será às 23:55 e a chegada a Lisboa às 12:15 do dia seguinte. Os voos serão operados em equipamento A330, com capacidade para 268 passageiros. Com esta operação, a empresa reforça a sua operação para o Atlântico Norte e, apenas num ano, posiciona nesta área geográfica a operação equivalente a metade da sua operação no Brasil (onde hoje opera para 10 cidades).

A operação para Estugarda, na Alemanha, será bi-diária, realizada em aviões Embraer 190 ou Embraer 195, com partidas de Lisboa às 13:25 e às 18:55, e partidas de Estugarda às 06:00 e às 18:20. Adicionalmente, a TAP irá integrar a cidade de Colónia no seu mapa de destinos, a 15 de julho, passando a operar neste verão 108 frequências semanais para a Alemanha, mais 33 do que no mesmo período de 2016, prevendo um aumento de passageiros transportados para este país que poderá ultrapassar os 20% em 2017. Com esta aposta no mercado germânico, a TAP espera ultrapassar pela primeira vez a barreira de um milhão de passageiros num ano de operação.

Gran Canaria, em Espanha, destino para o qual a TAP voou pela primeira vez em 1962, é agora retomado com uma frequência diária em ambos os sentidos, com partidas de Lisboa às 10:40 e da Gran Canaria às 13:40. Os voos serão operados, na sua maioria, em equipamento Embraer 195, com capacidade de transporte de 118 passageiros. Alicante passa a ser servido também por voos diários, com saídas de Lisboa às 09:40 e partidas de Alicante às 13:30. A operação será assegurada por ATR 72-600, cuja capacidade é de 70 passageiros.

A introdução desta operação em Espanha traduz-se num aumento de 24% da oferta, comparativamente ao primeiro semestre deste ano, sendo que este mercado reúne, atualmente, 10% do total do tráfego da rede da TAP, cujas rotas têm registado, desde 2012, um crescimento constante no número de passageiros transportados, culminando num crescimento de 18% em 2016. Este ano, apenas entre janeiro e maio, o número de passageiros aumentou 59% face ao período homólogo do ano passado.

Com o lançamento destas novas rotas, a TAP pretende também tirar partido do seu hub estratégico em Lisboa e proporcionar aos clientes de médio e de longo curso, com escala em Portugal, a possibilidade de fazer uma pausa em Lisboa ou no Porto, até três dias, sem qualquer custo adicional, através do Programa Portugal Stopover. Os Clientes Stopover têm, assim, a oportunidade de visitar dois destinos pelo preço de um e, ainda, de usufruir de experiências gratuitas ou com preços reduzidos e de descontos exclusivos em hotéis e restaurantes parceiros. O Portugal Stopover conta já com 12 mil reservas efetuadas apenas no primeiro quadrimestre do ano, totalizando 50 mil desde o seu lançamento, em julho passado.