A TAP Portugal acaba de anunciar que irá introduzir a tecnologia Sharklet através da modificação nas oficinas de manutenção de Lisboa de 12 aviões da família A320, sendo a primeira companhia europeia a fazê-lo e a segunda a nível mundial
Trata-se de um dos investimentos que a companhia nacional já decidiu nas últimas semanas – outro já tornado público foi o da aquisição de 53 novas aeronaves – tendo em vista a melhoria imediata do seu produto por forma a oferecer aos clientes o melhor serviço do mercado.
A TAP realiza com este programa um investimento de 11 milhões de euros, com um retorno, aos preços atuais de combustível, em cerca de 2,5 anos. O programa de modificação das 12 aeronaves tem início no próximo dia 7 de dezembro e terá a sua conclusão no final de 2017.
A introdução dos dispositivos sharklets na ponta das asas permite ganhos na aerodinâmica do avião que permitem reduzir o consumo de combustível em cerca de 4% e a extensão da vida operacional do avião em 36 mil horas de voo, explica a companhia, em comunicado.
Esta modificação envolve a substituição de cerca de 10 mil elementos de ligação por avião, a remoção de 20% da estrutura metálica da asa e a sua substituição por novos componentes com maior resistência estrutural. Adicionalmente, a asa sofre no intradorso um reforço estrutural em cerca de 60% da sua extensão, de forma a permitir a introdução da sharklet, com a consequente alteração na distribuição de esforços ao longo da envergadura da asa. Ao nível de sistemas aviónicos, é necessária uma atualização de diversos componentes de forma a contemplar a nova configuração da asa a nível aerodinâmico.
Para realizar esta modificação, serão necessários cerca de 20 dias de imobilização da aeronave e 3600 horas-homem de trabalho de diferentes especializações, com especial enfoque em estruturas, mas também em aviónicos e sistemas de avião.
De forma a levar a cabo a introdução das sharklets, foi necessária a aquisição de ferramentas e equipamentos desenvolvidos pela Airbus especificamente para esta modificação, tal como a ferramenta de alinhamento geométrico da asa que garante a correta instalação dos novos componentes estruturais.
Por outro lado, a TAP realizou igualmente um investimento em ferramentas tecnologicamente mais sofisticadas, tais como equipamentos de remoção de elementos de ligação através de descarga elétrica (e-drill) que permitem realizar o trabalho de modo mais rápido e com maior qualidade.
A tecnologia sharklet
A necessidade de ganhos de eficiência e redução de emissões levou ao anúncio, a 15 de novembro de 2009, da decisão do fabricante de promover o ganho de eficiência das aeronaves da família A320 com a introdução de alterações à asa da aeronave através da instalação de Sharklets, na sequência de estudos iniciados em 2006 e após campanha de teste e validação de três tipos de soluções.
A solução escolhida introduz uma ponta de asa com 2,4 m de altura, permitindo uma redução de emissões anuais de 900 t de CO2 ligada a um decréscimo de até 4% do consumo de combustível e, ou uma extensão do alcance operacional da aeronave em 100 milhas náuticas, ou o aumento da capacidade de massa transportada de 450 kg, garantindo a extensão do limite de vida das aeronaves em mais 36 000 horas de voo, o que na operação da TAP Portugal se traduz em mais de 7,9 anos de operação. A conceção da solução Sharklet implicou a contribuição de mais de 200 especialistas oriundos de 5 países e utiliza a mais recente tecnologia de fabrico por deposição de camadas (Additive Layer Manufacturing).
A primeira descolagem do programa de certificação aconteceu em novembro de 2011, tendo a entrada em serviço da primeira aeronave com esta melhoria acontecido em dezembro de 2012 com a entrega de fábrica duma aeronave A320 ao operador AirAsia, progredindo o programa até à entrega em julho de 2013 à American Airlines, da 100ª aeronave desta família fabricada com estes dispositivos.
90% das aeronaves da família A320 fabricadas em 2014 e 97% das fabricadas em 2015 foram produzidas com esta melhoria opcional e a mesma solução será parte integrante da especificação padrão da evolução New Engine Option (A320neo), planeada para entrar em serviço no final de 2015.
A 29 de outubro de 2013 foi anunciada a disponibilização de um programa de modificação de aeronaves em serviço com disponibilidade em 2015, elegível para mais de 4000 aeronaves em serviço, cuja certificação foi concedida pela EASA a 15 de Outubro de 2015 e pelo FAA apenas 7 dias depois a 21 de outubro. Estão já confirmadas encomendas de mais de 330 kits de modificação de aeronaves em serviço e quando a industrialização da manufactura de kits de modificação atingir o expoente máxime permitirá a entrega de 200 kits por ano.
A TAP Portugal será o primeiro operador e Centro de Manutenção Europeu a modificar uma aeronave em serviço e o segundo a nível mundial por apenas diferença de algumas semanas.
Veja o vídeo da Airbus sobre a tecnologia Sharklet:
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