TAP já voa para Chicago

TAP já voa para Chicago

Categoria Business, Transportes

A TAP continua com o seu plano de expansão especialmente focado no mercado norte-americano, tendo iniciado este sábado, dia 1, os voos para Chicago O’Hare, o primeiro dos três destinos para onde a companhia começa a voar este mês de junho.

A Chicago, vão somar-se os voos entre Lisboa e San Francisco, inaugurados no próximo dia 10, e da capital portuguesa para a capital norte-americana, Washington, com início no dia 16.

A TAP quadruplica assim o número de destinos que serve na América do Norte, comparando com 2015, ano em que apenas voava para Newark e Miami. A companhia oferece este ano um total de oito destinos. Aos já referidos Newark e Miami, juntaram-se Boston, Toronto, Nova Iorque/JFK e agora Chicago, San Francisco e Washington.

Adicionalmente, a TAP reforçou também fortemente o número de voos semanais diretos entre o Porto e Newark, que aumentaram de dois para cinco, com a estreia mundial, também hoje, do novo Airbus A321neo Long Range a operar uma rota transatlântica, justamente entre o Porto e Newark.

“A inauguração destas novas rotas para os Estados Unidos tornam cada vez mais evidente a concretização e solidificação dos ambiciosos planos de modernização, crescimento, diversificação e expansão que temos para a TAP. Uma TAP muito mais forte é uma realidade que já é incontornável”, considerou Antonolado Neves, CEO da Companhia.

Este crescimento da TAP é alicerçado num forte aumento e modernização da frota da companhia, a única no mundo a voar atualmente toda a família de aviões da mais moderna geração da Airbus, os Neo, refere na mesma nota.

A TAP tem uma encomenda de 71 novos aviões: 21 A330neo, 19 A320neo, 17 A321neo e 14 A321neo Long Range. A frota da TAP já cresceu 21 por cento desde 2015, mais do que qualquer outra companhia aérea europeia, de acordo com dados da Flight Global.

Segundo a Routes, a TAP é a companhia europeia que mais rapidamente cresce nos Estados Unidos nos últimos quatro anos, com um aumento médio por ano de 39% de passageiros transportados, que comparam com um aumento médio de 19% das principais concorrentes europeias. No acumulado de 2015 a 2018, a TAP aumentou 176,5% o número total de passageiros transportados entre Portugal e a América do Norte.

Os voos para Chicago O’Hare partem de Lisboa às 13:05 e chegam a Chicago às 16:05. No sentido inverso, as partidas do aeroporto O’Hare verificam-se às 18:05 e a chegada ao aeroporto Humberto Delgado é às 7:50 do dia seguinte.

Primeiro voo transatlântico comercial do A321 LR
A TAP realizou, este sábado, o primeiro voo comercial transatlântico do mundo do A321 Long Range. Pela primeira vez, um avião da família narrow body, que habitualmente opera rotas do médio curso, cruza o Atlântico num voo comercial sem escalas e aterra num aeroporto americano. Este voo histórico para a aviação mundial, o TP213, realizou-se na aeronave com a matrícula CS-TXA, batizada Agostinho da Silva, e transportou 128 passageiros a bordo.

Para assinalar este voo de estreia, o serviço a bordo contou com vinho especial da Quinta do Ventozelo, em executiva e económica, e todos os passageiros foram presenteados com uma garrafa de Vinho do Porto Dalva. Em Classe Executiva, foram também oferecidos sabonetes da Castelbel e, em Económica, fronhas para almofadas com a típica iconografia desta empresa de produtos perfumados de luxo.

Em breve, outros destinos da América do Norte e da América do Sul começarão a ser servidos com os novos aviões deste modelo, que oferecem o conforto premium de um avião do longo curso, tais como Boston e Washington, na América do Norte, bem como Recife, Natal, Fortaleza ou Salvador, no Brasil. Este avião permite ainda à TAP explorar potenciais novos mercados no Nordeste brasileiro, tais como Maceió e Montreal, nos Estados Unidos, bem como aumentar as ligações entre o Porto- Nova Iorque e Porto – São Paulo, com o objetivo de chegar a um voo diário do Porto para Nova Iorque.