A TAP está a assinalar 72 anos com uma nova campanha. Depois da pintura de um dos seus novos aviões Airbus A330, com uma imagem retro – a mais emblemática antiga identidade corporativa da companhia, utilizada pela primeira vez no avião Lockheed Super Constellation, recebido em julho de 1955, tendo o Boeing 727-200 sido o último a exibi-la -, surge agora uma Jukebox que leva a uma viagem no tempo até aos hits dos anos 70.
A campanha, em parceria com o Sapo e o Spotify, contou com o design e desenvolvimento da Fullsix e o planeamento da agência de meios Universal McCann (UM), que integra o grupo IPG Mediabrands. Para comunicar o novo destino – os anos 70 – a UM analisou várias mecânicas possíveis e, em conjunto com o Sapo e a Fullsix, encontrou na Jukebox a melhor forma de dar aos utilizadores um resultado único e personalizado, sem se esquecer de quem não tem conta no Spotify.
O algoritmo do Spotify analisa o perfil do utilizador tendo em conta a música que ouve no Spotify e devolve uma playlist personalizada das músicas dos anos 70 mais adequadas ao gosto do utilizador. Caso não tenha perfil, recebe uma playlist das músicas que se ouviam nos anos 70 inspirada nos destinos: Miami, Toronto, São Paulo, Rio de Janeiro ou Luanda – por onde vai passar o avião de imagem retro.
Pedro Batista, managing director UM Portugal, citado em comunicado, afirma: “O branded content ocupa, cada vez mais, um lugar de destaque no percurso de consideração do consumidor, especialmente quando está próximo da sua temática de navegação. Numa plataforma como o Spotify, o utilizador está mais recetivo a ser entretido pelas marcas e reconhece essa capacidade. Por esse motivo, esta parceria é uma forma eficaz de criar conteúdos e associar a marca a emoções específicas junto do utilizador, especialmente quando o resultado gerado depende de preferências pessoais, como é o caso”.
A campanha arrancou no dia 17 de julho e a Jukebox vai estar disponível durante, pelo menos, um ano. A campanha de divulgação está a decorrer durante o verão, no Spotify e nas redes sociais da TAP. A viagem no tempo pode ser feita no site e partilhada no Facebook, Twitter ou gravada no Spotify de cada utilizador.