TAP poderá ser nacionalizada

by Redação Ambitur | 30 Junho 2020 12:07

Segundo uma notícia avançada pelo jornal Expresso, a TAP vai ser nacionalizada dada a ausência de um acordo entre o Estado e os acionistas privados sobre o empréstimo de 1,2 mil milhões de euros à companhia aérea. Decorre neste momento a assembleia geral da empresa e estará a ser feito um último esforço para haver acordo mas também o jornal ECO confirmou que esta será a opção junto de fontes que conhecem as negociações.

Ao que o Expresso apurou, “a administração da Atlantic Gateway, empresa detida por David Neeleman e Humberto Pedrosa e que controla 45% da TAP, inviabilizou ontem à noite a aprovação do empréstimo do Estado à companhia aérea, o que levou à rutura com o Governo”. Empréstimo que, recorde-se já tinha sido aprovado pela Comissão Europeia. A principal razão estará na exigência do Governo de que 217 milhões de prestações acessórias dos privados passem a capital social, condição que David Neeleman não aceitará.

Neste momento, sabe o ECO, decorre uma assembleia geral de acionistas da TAP e está a ser feito um último esforço, incluindo da parte de Humberto Pedrosa, para convencer o sócio David Neeleman a aceitar as condições do Estado que permitiriam evitar a nacionalização. “Ainda temos o dia de hoje para tentar ultrapassar este impasse”, disse ao ECO uma fonte que acompanha as negociações.

A solução para evitar uma nacionalização poderia também passar por uma recompra da posição acionista de David Neeleman, mas o empresário exigiu 65 milhões de euros, o que foi considerado inviável pelo Governo.

O diploma de nacionalização seguirá agora para a Presidência do Conselho de Ministros.

Source URL: https://www.ambitur.pt/tap-podera-ser-nacionalizada/