TAP reúne estrelas Michelin que vão criar novas refeições de bordo

Henrique Sá Pessoa, José Avillez, Miguel Laffan, Rui Paula e Rui Silvestre – cinco Chefs portugueses distinguidos com estrelas Michelin – juntam-se a Vítor Sobral para uma experiência de sabores de excelência a bordo dos aviões da TAP, num projeto intitulado “Taste the Stars”.

A companhia aérea portuguesa decidiu desta forma, juntar ao Chef Vítor Sobral, consultor gastronômico da Companhia, mais cinco Chefs portugueses para, em conjunto enriquecerem ainda mais a experiência de viagem dos seus clientes. O objetivo, explicava Fernando Pinto, CEO da TAP, é que “mais pessoas venham viver a experiência gastronómica” através da TAP.

“Portugal é muitas vezes apresentado como ‘o segredo gastronômico mais bem guardado da Europa’. O compromisso que a TAP hoje reforça com este anúncio é bem claro: vamos fazer tudo o que está ao nosso alcance para que Portugal deixe de ser um segredo”, revelou ontem, Fernando Pinto no evento de lançamento do projeto, que decorreu no Museu de Lisboa.

Durante a apresentação oficial, o responsável referiu ainda, que a TAP pretende “ir buscar os pequenos é médios produtores” como forma de se valorizarem produtos nacionais, nomeadamente num novo modelo de selecção dedicado a vinhos portugueses.

Assim, a partir de setembro, estará a bordo a criação de cada um dos Chefs Michelin que aceitaram este desafio.

“A TAP, como os portugueses, tem uma paixão enorme por Portugal. Não só trazemos o mundo a Portugal como, conosco, esta paixão não conhece fronteiras e vamos levá-la a todo o mundo”, concluiu Fernando Pinto.

Por meio do projeto “Taste the Stars”, a TAP também promoverá outros talentos da gastronomia – jovens recomendados pelos Chefs da TAP, que poderão apresentar as suas criações e sugestões para o serviço a bordo.

Em 2016, serviu a bordo dos seus aviões 14 milhões de refeições, perto de 2 milhões de litros de água engarrafada e 1,7 milhões de litros de sucos e refrigerantes, quase 37 mil quilos de café, 175 mil litros de cerveja e 1,2 milhões de garrafas de vinho nacional, constituindo-se desta forma como a maior montra da gastronomia e dos produtos portugueses e da sua degustação.

A par deste projeto, Fernando Pinto realçou também programas como o “Portugal Stopover”, que já trouxe até ao país “40 mil passageiros” e o projeto “Abraçar Portugal”, em que a companhia leva nos seus aviões nomes dos distritos e regiões autónomas nacionais.