TAP transporta oito milhões de passageiros no primeiro semestre

Nos primeiros seis meses do ano, a TAP transportou cerca de 8 milhões de passageiros (7,9 milhões), o que representa um crescimento de 4,8% face ao ano anterior.

A companhia conseguiu registar aumentos de passageiros em todos os setores de rede que opera (exceto o Atlântico Sul e Central) , com destaque para a América do Norte, com mais 9,6% de passageiros transportados, para um total de 428 mil, e de África, onde a TAP cresceu 8,5%, para um total de 586 mil passageiros.

O Brasil registou um abrandamento ligeiro, com menos 2% de passageiros no semestre, mas com os meses mais recentes a darem já sinais de uma recuperação. Em junho, por exemplo, a TAP transportou nas rotas do Brasil mais 3,4% que no mesmo mês de 2018. Nas rotas da Europa – excluindo Portugal – a TAP teve o maior crescimento absoluto, atingindo os 4,8 milhões de passageiros, mais 227 mil, ou 4,9%, que nos primeiros seis meses do ano anterior.

Nos voos entre aeroportos de Portugal continental (Lisboa, Porto e Faro), a TAP cresceu 1,8%. Já nas rotas dos Açores e da Madeira, a companhia aérea nacional registou um aumento de 4,9%, alcançando os 633 mil passageiros no conjunto das rotas de e para as Regiões Autónomas. Destaque ainda para a Ponte Aérea Lisboa-Porto, com um crescimento no primeiro semestre de 5,8%, para os 400 mil passageiros.

Recorde-se que, tradicionalmente, o primeiro semestre tem sempre registos inferiores aos do segundo semestre. Adicionalmente, a TAP lançou novas rotas ao longo do primeiro semestre (Telavive, Basileia e Dublin a 31 de março, Chicago, Washington, São Francisco, Nápoles e Tenerife ao longo de junho) e algumas já no segundo semestre,em julho (Conacri e Porto-Bruxelas), com o impacto destas no crescimento do tráfego a só se fazer sentir em pleno no segundo semestre.

Em setembro, a companhia vai ainda inaugurar voos entre o Porto e Munique e Lyon e entre Lisboa e Banjul. O efeito das novas rotas, aliado ao tradicional maior tráfego do segundo semestre, permitem afirmar que em 2019 a TAP vai superar todos os recordes no número de passageiros transportados.