TAP vai voar para São Francisco a partir de 10 de junho

A TAP anunciou hoje que irá contar com um novo destino nos Estados Unidos (EUA): São Francisco. A nova rota irá reforçar e consolidar a aposta da companhia aérea no mercado norte-americano, chegando agora à Califórnia, na costa oeste. Isso mesmo afirmaram David Neeleman, acionista de referência da TAP, e Antonoaldo Neves, presidente executivo da companhia, num almoço com a imprensa, em Lisboa.

“Desde a privatização que prometi que ia ‘fazer’ São Francisco. Acho que São Francisco é uma cidade importante para os EUA, com tecnologia, e para Portugal. E temos ainda os portugueses que moram lá… Achei que seria importante ter essa rota”, avança David Neeleman.

O arranque da nova operação para São Francisco realiza-se a 10 de junho — “um dia especial para Portugal” [Dia de Portugal] — e serão cinco voos por semana (segundas, terças, quintas, sábados e domingos). Os voos partem às 10h00 de Lisboa e chegam às 14h40 (hora local) a São Francisco. No sentido inverso, a partida é às 16h10, com chegada a Lisboa às 11h25 do dia seguinte.

São Francisco será o oitavo destino da TAP na América do Norte e o terceiro novo destino da TAP nos EUA no próximo ano. Chicago e Washington já estão também disponíveis para venda, com início de operação a 1 de junho e 16 de junho, respetivamente.

Envio de mensagens a bordo 

A rota de São Francisco será operada com o novo Airbus A330neo, que a TAP recebeu em estreia mundial. E contará com um inovador serviço: a companhia será a primeira da Europa a disponibilizar o envio gratuito de mensagens escritas ilimitadas, exclusivamente através de wifi, a bordo dos voos intercontinentais. O acionista David Neeleman comentou: “Gosto de voar mas gosto de estar conectado”, especialmente em voos mais longos.

No mercado da América do Norte, a TAP passou de três rotas, em 2015, para nove rotas atualmente, aumentando as frequências semanais de 16 para 56. Às novas rotas acrescenta-se também o reforço das frequências do Porto para Newark, para seis frequências semanais em vez das duas até agora oferecidas.

No Atlântico Norte, a TAP passa assim a operar para: São Francisco, Washington, Chicago, Nova Iorque – JFK, Nova Iorque- Newark, Boston e Miami, à partida de Lisboa, e Nova Iorque- Newark à partida do Porto, além de Toronto, no Canadá.

A abertura das novas rotas só é possível graças ao crescimento e renovação da frota da TAP. A companhia já recebeu seis aviões Airbus novos este ano e continuará nesse processo, alcançando 37 novas aeronaves até ao final do próximo ano e 71 até 2025. O primeiro avião novo a chegar à Companhia foi um Airbus A320neo, que já está em operação desde junho. Em setembro, a TAP integrou na sua frota dois aviões Airbus A321neo. Está também já em Lisboa o novo Airbus A330neo, do qual a TAP será a primeira operadora mundial e que fará o seu primeiro voo comercial em breve. No sábado, 8 de dezembro, chegou também à TAP um Airbus A321neo e no dia 11 de dezembro, terça-feira, outro Airbus A321neo aterrou em Lisboa vindo da fábrica da Airbus.