Taste Portugal: AHRESP entrega primeiros certificados na BTL

Categoria Business, Restauração

A AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal realizou ontem, no arranque da Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL, a entrega dos primeiros 13 certificados e placas referentes ao programa Taste Portugal. A “Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo” quer unir 100 estabelecimentos, tornando-os embaixadores da gastronomia portuguesa no mercado internacional.

Este programa, lembrou o vice presidente da AHRESP, tem como missão promover a gastronomia portuguesa e a internacionalização das empresas nacionais. “Sabemos a importância da gastronomia como produto turístico”, afirmou Joaquim Ribeiro, reconhecendo que “é uma das mais importantes motivações da chegada de turistas ao nosso país”.

Os 13 estabelecimentos certificados nesta primeira fase, que termina em maio, distribuem-se por seis países – Brasil, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Canadá. Entre os restaurantes encontram-se a Padaria da Esquina, Taberna da Esquina e Tasca da Esquina, no Brasil; Atlantik Corner e Trás-os-Montes, em Espanha; Canelas, em França; Ferreira Café, Café Vasco da Gama, Campo e Taberne F, no Canadá; Portuguese Tavern e Cantinho de Portugal, no Reino Unido; e Casa do José, na Alemanha.

José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

Na ocasião, Ana Mendes Godinho enalteceu o empenho dos empresários. “São quem todos os dias dá a cara por Portugal” e “a nossa primeira porta de entrada”, acrescentando que respondem à necessidade de exportar os produtos portugueses.

A mesma opinião foi partilhada pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, que são estes agentes que “fazem a representação da nossa identidade histórica e cultural”, sublinhando que a gastronomia “constitui um elemento central da nossa identidade, da nossa cultura, da nossa identidade, dos nossos saberes e dos nossos sabores”.

A AHRESP aproveitou a ocasião para formalizar a assinatura de um contrato com a Sogenave, responsável por serviços de distribuição completa de produtos alimentares, higiene e limpeza para navios, refeitórios, hotéis e restaurantes. À empresa cabe o abastecimento da rede de restaurantes, oferecendo a possibilidade de terem acesso a produtos endógenos portugueses do receituário nacional.

Redação, na BTL, em Lisboa