Taste Portugal junta 30 jornalistas e bloggers estrangeiros em Portugal para promover a gastronomia

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai trazer a Portugal mais de 30 jornalistas, bloggers e críticos gastronómicos estrangeiros que irão descobrir Portugal no âmbito do programa Taste Portugal, da Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo. Desta quinta-feira, 12, a 27 de abril, os participantes de cinco mercados internacionais (França, Reino Unido Espanha, Alemanha e Brasil) partirão à descoberta do Alentejo, Centro, Porto e Norte, numa experiência pelos sabores típicos de cada uma destas regiões.

A viagem começa no Alentejo com a visita a um montado, em Montemor-o-Novo, com passeio pelos campos e passagem por Évora para descobrir o património cultural e gastronómico. Do Alentejo, partem para o Fundão com passagem pela Aldeia de Alcongosta, um passeio pelos cerejais e irão ainda acompanhar um rebanho de ovelhas e experienciar a ordenha e a feitura do queijo. No último dia, os participantes têm a oportunidade de visitarem o Museu do Côa e uma das quintas mais famosas da região do Douro, provas de azeites, vinhos e queijos.

José Manuel Esteves, diretor geral da AHRESP, afirma em comunicado que “esta é uma das várias ações que a AHRESP está a desenvolver no âmbito do Taste Portugal e que incluiu a promoção da gastronomia portuguesa nos cinco principais mercados internacionais emissores de turistas para Portugal”. Além desta ação, a AHRESP já marcou presença em mercados e feiras gastronómicas de caráter internacional, como a Gastronomika, em San Sebástian; a Fête des Vendanges, em Paris; o Taste of London; o Marheineke Markthalle, em Berlim e o Mercado Municipal dos Pinheiros, em São Paulo, no Brasil.

O Taste Portugal tem como objetivo promover a gastronomia portuguesa e a internacionalização das empresas portuguesas e apoiar e certificar os restaurantes portugueses no estrangeiro. Numa primeira fase, o programa já permitiu a identificação e qualificação de cerca de 100 restaurantes em seis países – Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Brasil e Canadá – e não só divulga estes restaurantes, através de uma plataforma gastronómica, mas também constitui um repositório de informação sobre a gastronomia nacional.

O objetivo da AHRESP é estender o programa a todos os continentes e países onde existam marcas  da cultura gastronómica portuguesa. Durante o segundo semestre deste ano, terá início uma nova fase do Taste Portugal em países como os Estados Unidos, Canadá, Suíça, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e China.

O Programa Rede de Restaurantes Portugueses é concretizado com o apoio essencial do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Secretaria de Estado das Comunidades, e de toda a rede diplomática, incluindo Embaixadores e Consulados, para além da dinâmica da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, do Ministério da Economia, através do Turismo de Portugal e da Minha Terra – Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local.