Taxa de ocupação desce ligeiramente em novembro no Algarve mas volume de vendas sobe

De acordo com os mais recentes dados provisórios divulgados pela AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, relativos ao mês de novembro de 2017 nas unidades de alojamento do Algarve, a taxa de de ocupação global média/quarto foi de 45,3%, 1,8pp inferior à registada no ano anterior (‑3,9%). O mercado que mais contribuiu para a descida verificada foi o britânico (-4,1pp). Os mercados alemão (+0,9pp), irlandês (+0,6pp) e holandês (+0,4pp) foram os que mais contrariaram a descida verificada.

Por zonas geográficas, as maiores descidas ocorreram em Monte Gordo / VRSA (-12,1pp) e Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago (-11,2pp). Albufeira, a principal zona turística do Algarve, registou uma descida de 3,0pp. Por outro lado, as principais subidas foram em Tavira (+5,8pp) e em Faro / Olhão (+4,3pp).

O volume de vendas subiu 8,9% durante o mês.

Em termos acumulados, nos últimos 12 meses, e segundo a AHETA, a taxa de ocupação quarto regista uma subida de 1,8%.

A desvalorização da Libra, no seguimento do Brexit, é a principal responsável para a descida homóloga do mercado britânico desde o início do ano nos meios de alojamento classificados oficialmente (-8,2%).