Por Paulo Lopes, CTO | Jung Portugal*
Maior comodidade para os hóspedes, melhor eficiência energética na operação do hotel e processos de trabalho otimizados para o pessoal deverão ser os objetivos de um hotel contemporâneo. Para isso, é indispensável a utilização de equipamento elétrico moderno que responda, não só, aos requisitos técnicos da instalação, mas também proporcione elevado conforto e bem-estar para o hóspede, desde a chegada até ao check-out. A instalação técnica moderna é uma instalação conectada e a JUNG disponibiliza soluções de gestão técnica integrada baseadas no standard mundial KNX. As nossas soluções de hospitalidade permitem dar uma resposta unificada que engloba os aspetos emocionais, económicos e ecológicos. Neste processo, a JUNG oferece o design adequado a cada interior de hotel, quer se trate de uma construção nova ou de uma reabilitação/ modernização: com os nossos equipamentos pode implementar instalações hoteleiras de acordo com a sua visão.
Ao ficar num hotel é importante compreender rapidamente as diversas funções do quarto. Isto contribui de forma importante para a satisfação do hóspede. Após a chegada, o hóspede do hotel utiliza o Hotel-Card para ativar um cenário de entrada que aciona a iluminação, o sombreamento e regula a temperatura ambiente para o nível de conforto. Este cenário pode ser dinâmico, diferente para o dia ou para noite e até personalizado no ato de Check-in conforme o desejo do cliente. Assim que o quarto do hotel for desocupado e o cartão-chave removido do porta-cartão, a tensão da rede é desligada. Isto economiza energia de forma eficaz. O porta-cartão eletrónico funciona com cartões RFID de diversos fabricantes. Os LEDs coloridos fornecem feedback ao hóspede e ao pessoal da manutenção – a cor do Led pode ser selecionada individualmente.
Caso a gestão do hotel opte por soluções integradas de controlo de acessos, a JUNG disponibiliza na sua gama de equipamentos os porta-cartões VingCard. A interligação com o software Visionline da Assa Abloy cria valor acrescentado em termos de conveniência e eficiência energética. O porta-cartão inteligente (VingCard), juntamente com LEDs de feedback coloridos, também tem a opção de armazenar diferentes perfis: o cartão do hóspede reproduz o cenário de entrada configurado, enquanto o cartão de funcionário simplesmente liga a iluminação básica.
No quarto do hotel, todos os hóspedes devem ter a sensação de relaxamento e bem-estar, desde a chegada até irem dormir. Para tal, é importante compreender rapidamente e de forma clara como operar com todas as funcionalidades disponibilizadas dentro do quarto. Os interruptores JUNG podem ser rotulados com simbologia standard ou personalizada de acordo com o hotel.
Um OFF geral a partir da cabeceira da cama, um cenário de luz noturno que regula a iluminação durante a noite num nível que não incomode ou um cenário específico para ver televisão podem ser representados de forma intuitiva com as rotulações nas teclas dos interruptores. Também o dispositivo de controlo da climatização poderá estar integrado no mesmo design selecionado para os interruptores e ao mesmo tempo também beneficia de uma simbologia simples e intuitiva.
Para uma estadia bem-sucedida, também fora do quarto, a comunicação é importante, devendo ser clara para facilitar uma boa relação entre hóspedes e funcionários do hotel. As placas de sinalização MUR/DND permitem sinalizar de forma clara o desejo do hóspede.
Esta informação estará igualmente disponível no sistema integrado de gestão do hotel, num PC, num painel central instalado da receção ou num dispositivo móvel através de uma App.
*Este artigo foi publicado na edição 347 da Ambitur.