Telefónica e OMT em parceria para impulsionar digitalização do setor turístico

Telefónica e OMT em parceria para impulsionar digitalização do setor turístico

A Telefónica e Organização Mundial do Turismo (OMT) estabeleceram uma aliança para colaborar no desenvolvimento e implementação de iniciativas de empreendedorismo e capacitação digitais que permitam o setor do turismo aumentar a sua competitividade e reforçar a sua sustentabilidade a longo prazo. Este acordo enquadra-se num momento de profunda alteração tecnológica com impacto em todos os setores industriais e perante o qual é imprescindível apostar fortemente na inovação e transformação.

Neste sentido, a aplicação de novas tecnologias, como o Big Data ou a Internet das Coisas, já está a dar lugar a novos usos e aplicações que vão revolucionar os serviços do setor turístico e dar resposta a novas exigências por parte dos clientes. Por isso, esta aliança coloca um foco especial na abordagem dos desafios e oportunidades que esta mudança tecnológica acarreta e materializa-se em quatro linhas de atuação concretas.

Em primeiro lugar, ambas as partes comprometem-se a promover a inovação e o empreendedorismo digital do setor turístico através da criação de fóruns de inovação, colaboração em programas de inovação aberta junto de terceiros e modelos de colaboração público-privada focados na Inovação Aberta. Com estas iniciativas pretende-se, de forma definitiva, criar os espaços adequados para impulsionar o desenvolvimento de ideias inovadoras e chegar a todos os agentes envolvidos.

As novas tecnologias terão um peso cada vez maior na modernização e possibilidades de crescimento do setor turístico, refere o comunicado, e por isso ambas as entidades irão pôr em marcha iniciativas destinadas ao uso da Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e Big Data, entre outros. Aplicações como os sensores Iot, por exemplo, ajudam a gerar uma enorme quantidade de conhecimento sobre o comportamento dos turistas. Por outro lado, a análise de Big data permite entender padrões de comportamento com os quais se pode abordar melhor alguns dos desafios que o turismo na América Latina e Europa enfrenta, e retirar conclusões relevantes que influenciam a tomada de decisões e a formulação de políticas públicas. A Telefónica, através da sua unidade de Big Data e IA – LUCA já está a trabalhar com organizações de turismo nacionais e locais em oito países na América Latina e Europa em mais de 40 projetos.

Outro ponto importante deste acordo é o foco na Educação Digital, also essencial num novo mundo digital no qual os empregos e as competências estão a mudar de maneira radical. Neste sentido, ambas as entidades irão colaborar através das plataformas de educação digital geridas pela Telefónica Educación Digital para impulsionar cursos locais e internacionais de formação específica sobre tecnologias digitais aplicadas ao turismo dirigidas a diferentes entidades do setor.

Por fim, a Telefónica irá prestar apoio à OMT no desenvolvimento de uma Agenda Digital específica do setor turístico orientada por um conjunto de objetivos muito concretos: colocar as novas tecnologias ao serviço do crescimento sustentável, promover a inovação e o desenvolvimento económico e social.

Na assinatura do acordo, em Madrid, Jaime Cabal, secretário geral adjunto da OMT, referiu que “a inovação e a transformação digital são uma das prioridades da OMT para dar impulso adicional ao turismo como aliado do desenvolvimento sustentável. Juntamente com a Telefónica poderemos ajudar a que os nossos mais de 160 Estados membros construam o seu ecossistema de inovação turística e criem ferramentas digitais que permitam tomar decisões mais eficientes graças ao uso do Big Data, a inteligência artificial e muitos outros progressos”.

Por sua vez Eduardo Navarro, diretor de Comunicação, Assuntos Corporativos, Marca e Sustentabilidade da Telefónica, afirmou que “a digitalização de um setor como o do Turismo é essencial para entender e adaptar-se melhor às necessidades dos seus clientes. Por isso, optar pela inovação e pela aplicação de novas tecnologias – como o Big Data ou a Internet das Coisas – através desta colaboração entre a OMT e a Telefónica é, sem dúvida, fundamental para facilitar o caminho de transformação deste setor, poder garantir a melhor experiência aos turistas e abordar com êxito os atuais e futuros desafios”.