Momondo: “Temos no mercado português um dos nossos mercados-chave”

Tem 10 anos e nasceu na Escandinávia, mais precisamente na Dinamarca, e criou o domínio.pt logo nessa altura. Mas, na verdade, apenas em 2013 é que a momondo começa a promover o seu site em Portugal, e a investir em marketing. E, segundo afirmou ao Ambitur.pt Fábio Pereira, country manager da momondo para Portugal, “o crescimento tem sido muito rápido e exponencial”, ao ponto de não hesitar em frisar que “temos no mercado português um dos nossos mercados-chave”. Os números falam por si e, entre 2015 e 2016, a momondo apresenta um crescimento superior a 100% a nível de receitas e, entre 2014 e 2016, esse crescimento foi de cerca de 300%.

A estrutura de marketing escandinava, com enfoque no marketing digital, foi aplicada localmente e com “resultados muito positivos”, esclarece o responsável. E explica que, quando as pessoas pesquisam, por exemplo, um voo para Londres, a momondo apresenta os resultados mais relevantes graças à estratégia de marketing digital integrado. Daí terem sido “capazes de captar grande parte do mercado muito rapidamente”, admite Fábio Pereira.

O responsável reconhece porém que o desconhecimento do conceito de meta-pesquisa também contribuiu para este crescimento acelerado, e que a momondo soube tirar proveito “do melhor e mais antigo modelo de publicidade: a recomendação ou o chamado ‘boca-a-boca'”. Não há pois dúvidas de que Portugal é “um mercado onde vamos continuar a apostar”, conclui Fábio Pereira, em declarações à Ambitur.pt.

O que querem os portugueses?
De acordo com dados do International Travel Survey de 2017, onde a momondo perguntou a 992 utilizadores portugueses, entre os 18 e os 65 anos, acerca dos seus hábitos de viagem, a maioria afirma preferir viagens para locais com praia (64%) e com o parceiro (73%).

O country manager da momondo para Portugal refere ainda que os portugueses são pessoas que se sentem inspiradas a viajar maioritariamente graças aos conselhos da família e dos amigos (47%) e de websites de viagens (43%). Geralmente marcam os voos e os hotéis com dois a três meses de antecedência (32% e 30% respetivamente) e 50% prefere ficar num hotel, sendo que para 61% o preço do hotel é um factor decisivo.

Em 2017, os destinos mais pesquisados pelos portugueses são Ponta Delgada, Londres, Barcelona, Funchal e Paris. O destino não-europeu mais popular para os portugueses é Banguecoque, seguido de Nova Iorque.

Mobilidade, personalização e inspiração
Estes são os três focos da estratégia da momondo para Portugal, afirmando Fábio Pereira que o objetivo é continuar a apresentar os preços mais baixos do mercado, tanto para voos como para hotéis.

Reconhecendo que os utilizadores estão cada vez mais autónomos, a momondo vai continuar a apostar nas aplicações para smartphone e tablet, e tornar o website mais acessível via smartphone. O responsável indica que, em Portugal, o crescimento das reservas efetuadas através de dispositivos móveis atingiu os 135%, superior à subida global de 121%.

Por outro lado, haverá uma aposta na experiência de pesquisa mais pessoal e individual, através por exemplo do perfil de utilizador, alertas de preços e outras funcionalidades personalizáveis. E, por fim, a momondo quer continuar a “inspirar os portugueses a descobrirem novos destinos e a descobrirem o que os destinos têm para oferecer para além das atrações turísticas típicas”. Fábio Pereira garante que serão desenvolvidos conteúdos mais adaptados ao mercado português e ajustados não só às preferências dos portugueses, como também às preferências individuais de cada um dos utilizadores.

Open World Awards
Realiza-se hoje a primeira edição dos Open World Awards que nascei para reconhecer todos os bloggers portugueses de viagens que vão de encontro à visão da momondo. Aqui serão distinguidas as plataformas digitais que ajudam a “criar um mundo mais aberto, mais interligado e partilhado”, refere Fábio Pereira.