“Temos que mudar a cultura empreendedora do país””

A criatividade e a inovação, a resiliência,e o inteligente uso das tecnologias foram os factores de sucesso apontados por João Cotrim de Figueiredo, para o crescimento do Turismo no nosso país. O presidente do Turismo de Portugal falava na conferência &Lisbon Challenge Tourism Day&, que se realizou na passada sexta-feira, nas instalações da Microsoft, em Lisboa.À plateia, maioritariamente constituída por jovens empreendedores, portugueses e estrangeiros, João Cotrim de Figueiredo explicou que a mobilidade e os social media são duas tendências globais bastante importantes. &Levamos o telemóvel, tiramos fotos, partilhamos nas redes sociais… este é um facto muito importante no mundo& e no turismo em particular&.O responsável defendeu &um uso mais inteligente das tecnologias&, apontando a &criatividade e a inovação& como factores cruciais para o crescimento do Turismo. Na sua opinião, imprescindível também são as tecnologias e a resiliência. &Toda a gente sabe dos perigos da tecnologia, mas há que saber utilizá-la de uma forma inteligente: como uma forma de fazer promoção, de descobrir quais são as motivações das viagens dos consumidores e de perceber o real valor que é criado quando as pessoas viajam&, explica. Para o presidente do Turismo de Portugal, &a resiliência e a energia necessárias neste sector são, provavelmente, superiores a outros, uma vez que se tem de fazer o que nunca foi feito antes na globalização do turismo&.Neste campo, o Turismo de Portugal tem algumas responsabilidades. &Temos que mudar a cultura empreendedora em Portugal, melhorando a relação com as escolas e a visão dos jovens para a actividade do turismo&, afirmou o responsável,& acrescentando que o Turismo de Portugal deve ajudar dando &mais informação aos jovens sobre o negócio&. No que diz respeito aos fundos financeiros, devemos &tentar trazer investidores internacionais& para Portugal.Por Raquel Pedrosa Loureiro