• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
27/03/2023
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    TAP recebe financiamento da Banca Internacional

    Pilotos da TAP em greve na Páscoa

    Sustentabilidade: “Os principais desafios prendem-se com a necessidade de uma visão comum nas várias entidades ligadas ao Turismo”

    Air France reforça programa de verão para Ásia e África Oriental

    DHM vai avançar com dois novos projetos no Vale do Tejo e no Algarve

    DHM vai avançar com dois novos projetos no Vale do Tejo e no Algarve

    Azores Airlines com novidades no entretenimento a bordo dos seus voos

    Governo dos Açores abre concurso para privatização da Azores Airlines

    IHG abre primeiro hotel europeu da Vignette Collection no Porto

    IHG abre primeiro hotel europeu da Vignette Collection no Porto

    “Na Smart Choice trabalhamos com empenho para tornar os eventos realidade”

    “Na Smart Choice trabalhamos com empenho para tornar os eventos realidade”

    DHM: Crowne Plaza Caparica Lisbon representa “maior investimento que já realizámos num único ativo”

    DHM: Crowne Plaza Caparica Lisbon representa “maior investimento que já realizámos num único ativo”

    Clubhouse: o novo restaurante do Belas Clube de Campo

    Clubhouse: o novo restaurante do Belas Clube de Campo

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Opinião – “Missão coletiva: um País que valoriza os Trabalhadores”

    Opinião – “Missão coletiva: um País que valoriza os Trabalhadores”

    Eu sou agente de viagens… Sérgio Rocha

    Eu sou agente de viagens… Sérgio Rocha

    Ambitur Talks na BTL com Pedro Teixeira

    Ambitur Talks na BTL com Pedro Teixeira

    Campanha de Natal Aldeias do Xisto: descontos de 25% no Bookinxisto em todas as reservas

    OMT abre concurso para as melhores aldeias turísticas de 2023

    “Be Our Guest” de março promove reflexão sobre percurso até ao topo da carreira

    “Be Our Guest” de março promove reflexão sobre percurso até ao topo da carreira

    Presidente da ACTEP diz que Macau tem papel fundamental na relação turística entre Portugal e China

    Presidente da ACTEP diz que Macau tem papel fundamental na relação turística entre Portugal e China

    Ambitur Talks na BTL com Hugo Pires

    Ambitur Talks na BTL com Hugo Pires

    Les Roches é a 4.ª melhor Instituição de Ensino Superior para Gestão de Hospitalidade e Lazer do mundo

    Les Roches é a 4.ª melhor Instituição de Ensino Superior para Gestão de Hospitalidade e Lazer do mundo

    WTTC: Pegada hídrica do turismo é menos de 1% do total global

    WTTC: Pegada hídrica do turismo é menos de 1% do total global

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
    • Volta à Imprensa

    Volta Nacional: “Porto suspende mais seis meses novos alojamentos locais”

    Quem é… José Arnaut?

    Quem é… José Arnaut?

    Restaurante Citrus do Lisbon Marriott Hotel com novo chefe

    Restaurante Citrus do Lisbon Marriott Hotel com novo chefe

    Turim Hotels Algarve com novo general manager

    Turim Hotels Algarve com novo general manager

    Volta Nacional: “TAP volta aos lucros e sindicatos dizem que justifica fim dos cortes”

    Quem é… Liliana Ferreira?

    Quem é… Liliana Ferreira?

    Volta nacional: “CEO da TAP avisada para riscos da indemnização”

    Volta Int.: “Reino Unido vai fixar um dos impostos aéreos mais altos do mundo”

    Porto é a “cidade do ano” nos Food and Travel Reader Awards 2022

    Porto recebe 48º Congresso da APAVT entre 30 de novembro e 2 de dezembro

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    MSC Cruzeiros lança promoção especial para comemorar Dia Internacional da Felicidade

    MSC Cruzeiros lança promoção especial para comemorar Dia Internacional da Felicidade

    Rota Vicentina lança programa da 3.ª edição da Semana ID

    Semana ID de 26 de março a 1 de abril

    Lusanova sugere cinco opções para viajar nesta Páscoa

    Lusanova sugere cinco opções para viajar nesta Páscoa

    Dino Parque Lourinhã inaugura novo percurso “Idade do Gelo”

    Dino Parque Lourinhã inaugura novo percurso “Idade do Gelo”

    Hotel EXE Wellington, uma estadia de excelência

    Hotel EXE Wellington, uma estadia de excelência

    Time Out Market apresenta Chefs on Tour com chefs aclamados

    Time Out Market apresenta Chefs on Tour com chefs aclamados

    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Mama Shelter Lisboa reabre rooftop na próxima semana

    Mama Shelter Lisboa reabre rooftop na próxima semana

    Slide & Splash reabre em abril com novos escorregas

    Slide & Splash reabre em abril com novos escorregas

    Museu do Tesouro Real lança campanha para turistas

    Museu do Tesouro Real lança campanha para turistas

    Vila Galé aumenta oferta de programas de spa temáticos

    Vila Galé aumenta oferta de programas de spa temáticos

    Bukubaki Eco Surf: O regresso à Natureza

    Bukubaki Eco Surf: O regresso à Natureza

    Casas Açorianas – Viver as tradições e genuinidade dos Açores

    Casas Açorianas – Viver as tradições e genuinidade dos Açores

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    TAP recebe financiamento da Banca Internacional

    Pilotos da TAP em greve na Páscoa

    Sustentabilidade: “Os principais desafios prendem-se com a necessidade de uma visão comum nas várias entidades ligadas ao Turismo”

    Air France reforça programa de verão para Ásia e África Oriental

    DHM vai avançar com dois novos projetos no Vale do Tejo e no Algarve

    DHM vai avançar com dois novos projetos no Vale do Tejo e no Algarve

    Azores Airlines com novidades no entretenimento a bordo dos seus voos

    Governo dos Açores abre concurso para privatização da Azores Airlines

    IHG abre primeiro hotel europeu da Vignette Collection no Porto

    IHG abre primeiro hotel europeu da Vignette Collection no Porto

    “Na Smart Choice trabalhamos com empenho para tornar os eventos realidade”

    “Na Smart Choice trabalhamos com empenho para tornar os eventos realidade”

    DHM: Crowne Plaza Caparica Lisbon representa “maior investimento que já realizámos num único ativo”

    DHM: Crowne Plaza Caparica Lisbon representa “maior investimento que já realizámos num único ativo”

    Clubhouse: o novo restaurante do Belas Clube de Campo

    Clubhouse: o novo restaurante do Belas Clube de Campo

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Opinião – “Missão coletiva: um País que valoriza os Trabalhadores”

    Opinião – “Missão coletiva: um País que valoriza os Trabalhadores”

    Eu sou agente de viagens… Sérgio Rocha

    Eu sou agente de viagens… Sérgio Rocha

    Ambitur Talks na BTL com Pedro Teixeira

    Ambitur Talks na BTL com Pedro Teixeira

    Campanha de Natal Aldeias do Xisto: descontos de 25% no Bookinxisto em todas as reservas

    OMT abre concurso para as melhores aldeias turísticas de 2023

    “Be Our Guest” de março promove reflexão sobre percurso até ao topo da carreira

    “Be Our Guest” de março promove reflexão sobre percurso até ao topo da carreira

    Presidente da ACTEP diz que Macau tem papel fundamental na relação turística entre Portugal e China

    Presidente da ACTEP diz que Macau tem papel fundamental na relação turística entre Portugal e China

    Ambitur Talks na BTL com Hugo Pires

    Ambitur Talks na BTL com Hugo Pires

    Les Roches é a 4.ª melhor Instituição de Ensino Superior para Gestão de Hospitalidade e Lazer do mundo

    Les Roches é a 4.ª melhor Instituição de Ensino Superior para Gestão de Hospitalidade e Lazer do mundo

    WTTC: Pegada hídrica do turismo é menos de 1% do total global

    WTTC: Pegada hídrica do turismo é menos de 1% do total global

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
    • Volta à Imprensa

    Volta Nacional: “Porto suspende mais seis meses novos alojamentos locais”

    Quem é… José Arnaut?

    Quem é… José Arnaut?

    Restaurante Citrus do Lisbon Marriott Hotel com novo chefe

    Restaurante Citrus do Lisbon Marriott Hotel com novo chefe

    Turim Hotels Algarve com novo general manager

    Turim Hotels Algarve com novo general manager

    Volta Nacional: “TAP volta aos lucros e sindicatos dizem que justifica fim dos cortes”

    Quem é… Liliana Ferreira?

    Quem é… Liliana Ferreira?

    Volta nacional: “CEO da TAP avisada para riscos da indemnização”

    Volta Int.: “Reino Unido vai fixar um dos impostos aéreos mais altos do mundo”

    Porto é a “cidade do ano” nos Food and Travel Reader Awards 2022

    Porto recebe 48º Congresso da APAVT entre 30 de novembro e 2 de dezembro

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    MSC Cruzeiros lança promoção especial para comemorar Dia Internacional da Felicidade

    MSC Cruzeiros lança promoção especial para comemorar Dia Internacional da Felicidade

    Rota Vicentina lança programa da 3.ª edição da Semana ID

    Semana ID de 26 de março a 1 de abril

    Lusanova sugere cinco opções para viajar nesta Páscoa

    Lusanova sugere cinco opções para viajar nesta Páscoa

    Dino Parque Lourinhã inaugura novo percurso “Idade do Gelo”

    Dino Parque Lourinhã inaugura novo percurso “Idade do Gelo”

    Hotel EXE Wellington, uma estadia de excelência

    Hotel EXE Wellington, uma estadia de excelência

    Time Out Market apresenta Chefs on Tour com chefs aclamados

    Time Out Market apresenta Chefs on Tour com chefs aclamados

    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Mama Shelter Lisboa reabre rooftop na próxima semana

    Mama Shelter Lisboa reabre rooftop na próxima semana

    Slide & Splash reabre em abril com novos escorregas

    Slide & Splash reabre em abril com novos escorregas

    Museu do Tesouro Real lança campanha para turistas

    Museu do Tesouro Real lança campanha para turistas

    Vila Galé aumenta oferta de programas de spa temáticos

    Vila Galé aumenta oferta de programas de spa temáticos

    Bukubaki Eco Surf: O regresso à Natureza

    Bukubaki Eco Surf: O regresso à Natureza

    Casas Açorianas – Viver as tradições e genuinidade dos Açores

    Casas Açorianas – Viver as tradições e genuinidade dos Açores

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

Tendências e desafios na operação turística nacional em 2023 (II)

Esta é a 2ª parte de um trabalho onde ouvimos vários operadores turísticos que nos falam sobre os preços das viagens e as incertezas e certezas da operação de 2023.

09/01/2023
em Business, Destaque_Newsletter, Home, Ot's Av's
Tempo de leitura: 8 minutos
Home Business Ot's Av's
0
PARTILHAS
272
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

A operação turística nacional viveu um turbilhão de acontecimentos nos últimos três anos com a chegada da pandemia. O ano que terminou trouxe um sabor de normalidade à atividade, fazendo quase esquecer que os três primeiros meses de vendas ainda foram praticamente nulos em termos de volume de negócio para as empresas. Mas, olhando para 2023, as incógnitas e desafios à sua atividade são grandes, assim como o comportamento do consumidor. Ouvimos oito operadores turísticos e o sentimento geral é que, apesar do desconhecido, não vale a pena ser pessimista, nem otimista. As empresas, no próximo ano, terão que ser realistas, acima de tudo. Depois de termos já publicado a 1ª parte, leia aqui a 2ª parte deste trabalho, que poderá ler na íntegra na edição 341 da Ambitur.

De acordo com todos os intervenientes auscultados será inevitável o aumento do preço das viagens no próximo ano. São vários os motivos apresentados, desde logo o aumento do custo dos fornecedores, o aumento do valor da mão-de-obra, mas também a própria sustentabilidade do setor.

Constantino Pinto

Para Constantino Pinto, diretor comercial da Ávoris, os fatores que são determinantes no apuramento dos custos das operações serão claramente a variação do euro face ao dólar, o custo do combustível e a mão-de-obra. Acresce ainda o custo com fornecedores, tal como na hotelaria: “Tem havido aumentos de preços perfeitamente vertiginosos e assustadores o que vai, seguramente, inflacionar os preços”. Sendo assim, indica o responsável que espera que, relativamente ao preço de venda ao público, “tenhamos a coragem de tomar a atitude correta que é refletir no consumidor final o aumento do preço do custo”. Algo que, de acordo com o interveniente, nem sempre é feito. E refere que, em muitos casos, o setor tem andado a subsidiar as férias dos seus clientes porque não tem outra solução senão suportar grande parte dos custos acrescentados ao longo da temporada, caso dos suplementos de combustíveis. Por outro lado, também evidencia que quando a procura não é a esperada, pelo menos em alguns destinos, isso “faz com que tenhamos que trabalhar os preços e sacrificar as margens”. Para o responsável, esta realidade para o ano não será possível e, sendo assim, o que é necessário fazer? “Mesmo que não seja de uma só vez, é importante que caminhemos a pouco e pouco para a comercialização dos vários destinos e produtos ao seu custo real. Não podemos estar a vender Caraíbas ao preço de Saïdia, nem Saïdia a metade do preço a que corresponderá. As coisas têm realmente um custo e os clientes têm de perceber esse custo. Os preços com que convivemos nos últimos tempos não são necessariamente os preços reais”.

Duarte Correia

Na mesma linha Duarte Correia, diretor-geral para Portugal da World2Meet, indica que será incontornável o aumento dos preços, “até porque sabemos que o dólar subiu mais de 20% e que existe um grande aumento do custo do combustível, com efeitos diretos no preço”. Esse é um fator a acrescer às dificuldades que vão existir no mercado no próximo ano, acredita.

Nuno Aleixo, diretor de produto da Ávoris e diretor geral da Nortravel, é lacónico quanto a este tema, pois acredita que “claramente vai haver um crescimento brutal de preço: que ninguém esteja à espera de viajar a preços de saldo na próxima temporada”. O responsável aponta que os preços dos destinos na Europa estão muito altos, os preços de combustível já estão a ser refletidos pelas companhias aéreas, a hotelaria está com um mínimo de crescimento de 20% a 25%. “Pelos nossos destinos principais nas ilhas portuguesas verifica-se isso, mas não só na hotelaria, também nos transportes terrestres, guias, refeições, tudo encareceu, até na mão-de-obra”, esclarece. Sendo assim, garante que o mercado terá os preços bastante mais elevados que em 2023, “isso é certo, e isso vai afetar as vendas”.

Na mesma lógica, Gonçalo Palma, diretor-geral dos operadores Soltrópico e Egotravel, reconhece que os produtos vão ter de estar necessariamente mais caros na entrada ao mercado: “Vamos tentar perceber se isto não vai levar a um efeito das pessoas não decidirem agora, mas mais tarde. Esta é uma das ameaças”.

As incertezas e certezas da operação de 2023

A operação de destinos e produtos para o próximo ano por parte dos operadores turísticos está delineada mas, ao contrário de um passado recente, com muitas incertezas, como os condicionalismos do aeroporto de Lisboa e uma possível sobre-oferta de destinos/produto ou mesmo tendo de ser reajustada no desenrolar do próximo ano em consequência do comportamento dos consumidores. Uma coisa parece certa: a retoma da programação de circuitos na Europa e em destinos mais longínquos que estiveram fechados até à relativamente pouco tempo devido à pandemia, e um aumento pontual da oferta charter por via de novos destinos, alargamento das épocas operadas ou colocação de aeronaves com mais capacidade é neste momento evidente, indicando que a oferta de programação no mercado é maior do que a de 2022. Esta é outra tendência.

Tiago Encarnação

A Lusanova, a nível de programação, irá retomar com força os circuitos para a Ásia e Índia (sudoeste asiático), que em 2022 considerou que não estaria em condições de programar.” A grande novidade este ano parao operador ao nível dos grandes destinos vai ser o continente asiático, ao qual vamos querer voltar com o nível de vendas de antes da pandemia”, refere o administrador, Tiago Encarnação. Refira-se que, dentro da programação habitual do operador, este só no último trimestre de 2022 voltou a lançar Argentina e Chile, “um produto que nos caracteriza”.

No caso da Ávoris, verifica-se que a operação para as Caraíbas por parte da Jolidey será muito idêntica à de 2022, mas há a intenção de um reforço de algumas operações. Para além disso, a empresa pretende apostar nas ilhas espanholas, quer sejam Baleares com Maiorca e Menorca, quer sejam as Canárias, com Lanzarote, Tenerife e eventualmente Gran Canária, que está em fase de definição, através da Travelplan. “Iremos reforçar bastante esta oferta”, refere Constantino Pinto.

Nuno Aleixo

Nuno Aleixo, também responsável da empresa, concretiza relativamente a outro operador do grupo, a Nortravel: “o nosso objetivo é voltar aos números de 2019, mas não será com os produtos de 2019”. Sendo assim, a Nortravel vai retomar em cerca de 60% a oferta que tinha para a Europa, em circuitos, face a 2019. Mas, por outro lado, irá crescer em oferta charter, lançará Jordânia, onde apresenta combinados e circuitos all inclusive como a Arábia Saudita, e irá repetir uma operação charter pontual para o Egito, tendo combinados que envolvem Cairo, Assuão e Luxor.

Numa diversificação de produto no mercado, o operador turístico também está a atuar numa vertente de compra de transporte aéreo em destinos que apresentam essa dificuldade na época alta. Uma das apostas é o Funchal. Apesar de terem um voo charter do Porto para aquele destino, entre julho e a primeira quinzena de setembro, na época mais alta do destino, pela dificuldade de aviação que existe ao nível de tarifas interessantes tradicionalmente, a Nortravel está a garantir transporte aéreo em companhias regulares. “Sentimos essa necessidade e vamos lançar tarifas interessantes para esta altura, pacotes fechados; não estamos a inventar nada, mas sim reforçar a procura que existiu e que não conseguimos anteriormente dar resposta, nem nós, nem a maior parte dos operadores”, indica o entrevistado. Dentro desse exemplo, a Nortravel, em 2023, irá fazer o voo Porto-Malta, como consequência da retirada da Air Malta. “Fica a Ryanair a atuar de Lisboa e do Porto, mas é como a Madeira, quando as tarifas chegarem a julho/agosto vão para valores muito elevados e não é possível fazermos programação do destino”, indica o entrevistado. Apesar de Nuno Aleixo reconhecer que estas não são novidades de destinos, enfatiza que acima de tudo são opções que vão ao encontro do que o mercado procura. A Nortravel pretende ainda reforçar a sua posição em Cabo Verde, com charters que já estavam previstos, igualmente na Tunísia, passando a fazer parte do outro operador do grupo Travelplan.

Gonçalo Palma

Relativamente à Soltrópico e Egotravel, no próximo ano irão manter as mesmas operações, face a 2022, mas aumentando a duração das mesmas. A Soltrópico irá programar ilha do Sal (da Páscoa até outubro) e Porto Santo, onde teve quatro voos em 2022, tendo sido a maior operação para a ilha juntamente com o parceiro Abreu. Saïdia e Brasil contarão com as operações no Fim de Ano e está em estudo a hipótese de, em 2023, voltarem às operações para estes destinos durante a Páscoa. Onde o operador pretende aumentar as vendas no próximo ano é nos voos regulares. “Em termos de linha regular já abrimos o leque de oferta. As grandes apostas da Soltrópico para o próximo ano serão as Maldivas, um destino onde tínhamos uma predominância e a fomos perdendo; vamos voltar em força a São Tomé, onde também já tivemos uma predominância; outra aposta será o Brasil com os voos da TAP durante todo o ano, que é também uma bandeira histórica da Soltrópico, aí vamos voltar com força”, refere Gonçalo Palma, diretor-geral.

Por seu lado, a Egotravel irá continuar a focar-se em Djerba, com a maior operação do mercado, onde trabalhará com três companhias aéreas – Tunisair, SATA (dois voos) e TAP. “Temos uma operação muito longa com dois voos do Porto, dois voos de Lisboa, há um voo que vai de abril a outubro. É um destino que contará com seis meses de operação, o que é algo espetacular”, destaca o entrevistado.

Relativamente a Hurghada, a Egotravel terá participação no voo que a Air Cairo lançará à partida de Lisboa. Para Marrocos, o operador lançará uma novidade no norte, Al Hoceima, uma pequena localidade a 300 quilómetros de Saïdia. “Vamos colocar um voo no Aeroporto Internacional de Nador que fica próximo tanto de Saïdia como de Al Hoceima e conseguir, com um só voo, alimentar estes dois destinos”, acrescenta Gonçalo Palma. Este é um destino de praia, all inclusive, para famílias, que terá como suporte um hotel da Radisson que abriu durante a pandemia e que tem um diretor-geral português. Acredita o entrevistado que “isso vai ajudar muito a entender o cliente; o responsável já esteve em outras cadeias portuguesas no norte de Marrocos, é alguém que entende o nosso perfil de consumidor e acreditamos que vai ser uma das boas apostas”.

Relativamente ao operador Newblue, da W2M, os objetivos passam por manter a mesma operação que tiveram em 2022 para as Caraíbas, estando já confirmadas ligações para Punta Cana, Cancun e Varadero desde Lisboa. O operador também irá lançar um novo destino, a Albânia, desde o Porto. Estão ainda em estudo operações para Hurghada, Saïdia, Boa Vista e Sal. Confirmadas estão também as operações para Maiorca e Menorca. Sendo que uma das novidades “para o long haul é a operação com o A350 à partida de Lisboa e do Porto, de última geração”.

Nuno Anjos

Por parte da Viajar Tours, a operação também deve ser idêntica a 2022. “Tenho já contratada a parte de Marrocos, Tunísia e Sardenha. Estou à espera da confirmação de Creta e de um outro destino”, refere Nuno Anjos, diretor de Vendas e Marketing do operador.

Jorge de Andrade

A Quadrante também conta colocar a mesma oferta no mercado, “tirando uma aposta que vamos fazer no centro da Ásia. Se tivermos oportunidade de lá ir inspecionar vamos aventurar-nos num novo destino, mas ainda está tudo muito cru”, indica Jorge de Andrade.

Por parte da Solférias, está tudo delineado relativamente a 2023. “Sabemos o que queremos mas, nesta altura, não consigo dizer de uma forma objetiva o

Nuno Mateus

que será a nossa programação para 2023, pois ainda não temos tudo fechado”, refere Nuno Mateus, diretor geral do operador. Ou seja, a ideia será manter a operação relativamente a 2022. Relativamente a novidades, indica o responsável que “não lançamos novos destinos só por lançar, mas também não fechamos porta nenhuma, ou seja, no dia em que surgir uma oportunidade cá estamos para analisar e para perceber se vale a pena o risco, porque não nos podemos esquecer que todas as operações são sempre muito arriscadas”. Por outro lado, admite o operador que pretende crescer através de voos regulares, “por causa dos destinos que este ano ainda não estiveram na sua plenitude e é preciso não esquecer que, de janeiro a maio deste ano, estivemos em casa. A vontade e o potencial de crescer existe”, complementa.

Por Pedro Chenrim.

Leia também…

Tendências e desafios na operação turística nacional em 2023 (I)

Tags: ÁvorisEgotraveljolideylusanovaNortraveloperadores turisticosquadrantesolfériassoltrópicoviajar toursW2M
Artigo anterior

Lusanova leva agentes de viagens à Turquia

Próximo artigo

Details Hotels & Resorts organiza Open Day de recrutamento com mais de 200 ofertas

Artigos Relacionados

Opinião – “Missão coletiva: um País que valoriza os Trabalhadores”
Opinião

Opinião – “Missão coletiva: um País que valoriza os Trabalhadores”

24 de Março, 2023
58
Eu sou agente de viagens… Sérgio Rocha
Entrevistas

Eu sou agente de viagens… Sérgio Rocha

24 de Março, 2023
128
Ambitur Talks na BTL com Pedro Teixeira
Entrevistas

Ambitur Talks na BTL com Pedro Teixeira

24 de Março, 2023
41
TAP recebe financiamento da Banca Internacional
Transportes

Pilotos da TAP em greve na Páscoa

24 de Março, 2023
90
Próximo artigo
Vale d’Oliveiras atribui nova dinâmica ao seu “Leisure & Wellness Open Day”

Details Hotels & Resorts organiza Open Day de recrutamento com mais de 200 ofertas

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Notícias Populares

  • Hotelaria portuguesa vai passar a medir critérios ESG e estabelecer metas de sustentabilidade

    Hotelaria portuguesa vai passar a medir critérios ESG e estabelecer metas de sustentabilidade

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • DHM vai avançar com dois novos projetos no Vale do Tejo e no Algarve

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Quem é… José Arnaut?

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • DHM: Crowne Plaza Caparica Lisbon representa “maior investimento que já realizámos num único ativo”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Notícias by Ambiente Magazine

Polo HUB Azul do Algarve será construído em Olhão
24 Março 2023
Polo HUB Azul do Algarve será construído em Olhão
Ambiente Magazine no 16.º Congresso da Água com… Patrícia Corigo
24 Março 2023
Ambiente Magazine no 16.º Congresso da Água com… Patrícia Corigo
#Opinião: Processo de licenciamento das centrais solares utility scale
24 Março 2023
#Opinião: Processo de licenciamento das centrais solares utility scale

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2023 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2023 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies para lhe oferecer uma experiência mais relevante, lembrando as suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar “Aceito”, consente a utilização de todos os Cookies. Pode, no entanto, visitar "Preferências de Cookies" para um consentimento mais controlado.
Preferências de CookiesAceitar todos

Preferências de Cookies

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Os cookies, categorizados conforme necessário, são armazenados no seu browser pois são essenciais para a utilização das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como usa / navega no nosso site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Tem também a opção de desativar esses cookies. Mas a desactivação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessárias
Sempre activado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, anonimamente.
Funcionais
Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site nas redes sociais, receber feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Os cookies de desempenho são usados ​​para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência aos visitantes.
CookieDuraçãoDescrição
_gat1 minuteCookie instalado pelo Google Universal Analytics para restringir a taxa de solicitação e, assim, limitar a coleta de dados em sites de alto tráfego.
Analíticos
Os cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Teste cookies ajudam a fornecer informações sobre o número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
CookieDuraçãoDescrição
_ga2 yearsO cookie _ga, instalado pelo Google Analytics, calcula os dados do visitante, da sessão e das campanhas. Também acompanha o uso do site para o relatórios de análises. O cookie armazena informações anonimamente e atribui um número gerado aleatoriamente para reconhecer visitantes únicos.
_gid1 dayInstalado pelo Google Analytics, o cookie _gid armazena informações sobre como os visitantes usam o site. Cria um relatório de análise do desempenho do site. Alguns dos dados coletados incluem o número de visitantes, a sua fonte e as páginas que eles visitam anonimamente.
Youtube2 yearsO YouTube define este cookie para registo dados estatísticos de videos incorporados de forma anónima.
Publicidade
Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
CookieDuraçãoDescrição
VISITOR_INFO1_LIVE5 months 27 daysUm cookie definido pelo YouTube para medir a largura de banda que determina se o utilizador obtém a interface do player nova ou antiga.
YSCsessionO cookie YSC é definido pelo Youtube e é usado para rastrear as visualizações de vídeos incorporados nas páginas.
yt-remote-connected-devicesneverO YouTube define este cookie para armazenar as preferências do utilizado para vídeos incorporado do YouTube.
yt-remote-device-idneverO YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do utilizado, usando o vídeo incorporado do YouTube.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados ​​e ainda não foram classificados em uma categoria.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-necessarias1 yearSem descrição. Associado a Cookie law info
elementorneverEste cookie é usado pelo site e permite que o proprietário do site implemente ou altere o conteúdo em tempo real.
jnews_view_counter_visits[0]pastCookie que permite efectuar a contagem de visitas a uma determinada notícia sem efectuar duplicações.
GUARDAR E ACEITAR
Powered by CookieYes Logo

Add New Playlist