Terminal de Cruzeiros de Leixões nomeado para “Edifício do Ano 2017”

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acaba de ser nomeado para uma distinção internacional, como “Edifício do Ano 2017”, na categoria de melhor edifício público, nos prémios do site de arquitetura ArchDaily.

A iniciativa, com a designação original “Building of the Year” 2017, decorre há oito anos consecutivos. O principal objetivo é distinguir os melhores projetos arquitectónicos a nível mundial.

A votação funciona em duas fases: são selecionados três mil edifícios em 16 categorias, que estarão a votos até 30 de janeiro e, posteriormente, os cincos mais votados de cada categoria vão estar em jogo de dia 31 a 6 de fevereiro, sendo os vencedores conhecidos a 7 de fevereiro.

O Terminal de Cruzeiros de Leixões é da autoria de Luís Pedro Silva e tem vindo a somar prémios, desde o título de “Melhor Porto do Ano”, pela Seatrade Awards 2015, a distinção da “AZAwards”, competição canadiana que todos os anos elege o que de melhor se faz no mundo da arquitetura e design contemporâneo, ou, ainda, a classificação como “Melhor projeto público”pelos prémios da revista Construir.