As Agências de Promoção do Alentejo e do Porto e Norte de Portugal vão promover um roadshow pelos Estados Unidos da América e Canadá para apresentar a oferta turística das regiões e promover a captação de investimento, de 9 a 14 de maio, com o apoio da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, no âmbito da iniciativa Invest in Alentejo.
Esta missão empresarial percorre Washington DC, Chicago, Boston, Montreal e Toronto, cidades que possuem pelo menos um voo diário para Portugal e que recentemente demonstraram interesse pelo turismo rural e do interior. Na comitiva estarão 16 empresas nacionais, oito associados de cada uma das agências, nomeadamente, da região do Alentejo – Windsor; Domitur; Argon Travel; Promenade; Marmoris Hotel; Osiris; Convento do Espinheiro e Bike Tours Portugal – e do Porto e Norte – Go Travel Everywhere; Vinitur-Turismo, Vinho e Gastronomia; Sabersal-Promoção Turística e Imoboiliária, S.A; Quinta da Lixa-Sociedade de Turismo, Unipessoal LDA; Riverside Hotel, SA e Mesquita de Sousa Hotels&Resorts, Lda. Juntamente com o presidente da Turismo do Alentejo-ERT e da direção da ARPTA, Vítor Fernandez da Silva, com o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, e o coordenador do departamento de relações externas da ADRAL e coordenador da iniciativa Invest in Alentejo, Daniel Janeiro, entre outras personalidades.
Os Estados Unidos da América e o Canadá são dois importantes mercados emissores de turistas, integrando o Top 10 dos mais importantes mercados internacionais para o Alentejo, com destaque para o facto do mercado americano terem ocupado a quarta posição em termos de dormidas registadas na região, em 2019. Este mercado tem também um enorme impacto na atenuação da sazonalidade, com a maior concentração da procura a situar-se na shoulder season, primavera e outono, e na receita gerada.
Na cidade de Washington DC, a sessão de trabalhos será aberta pelo Embaixador, Francisco António Duarte Lopes, e na cidade de Toronto estará presente o Cônsul-geral, José Manuel Carneiro Mendes.
“Após dois anos durante os quais procurámos alimentar a presença nestes mercados utilizando uma forte presença online junto da operação turística, torna-se agora necessário retomar as ações diretas junto de Operadores e Agentes, recuperando, e até reforçando, as dinâmicas que a década passada bem ilustra. Queremos que estes novos clientes, que agora nos propomos captar, tenham como destino mais específico os territórios mais interiores do Alentejo, satisfazendo assim um interessado que estes mercados têm vindo a revelar por produtos como o património e a cultura local, o Enoturismo e a Gastronomia, bem como os produtos de turismo ativo, sobretudo no âmbito do Walking e do Cycling”, destaca o presidente da Turismo do Alentejo-ERT e da direção da ARPTA, Vítor Fernandez da Silva.
“Dando continuidade à sua estratégia de internacionalização e promoção externa da região Alentejo, a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, líder da iniciativa Invest In Alentejo, apoia e acompanha o roadshow das Agências de Promoção do Alentejo e do Porto e Norte de Portugal pelos Estados Unidos da América e Canadá, numa missão de valorização e desenvolvimento das potencialidades turísticas da respetiva área regional de turismo. Este é também um claro esforço de relançamento do turismo num cenário pós-Covid, enquanto atividade geradora de riqueza e bem-estar em todo o território, ao apostar na diversificação de mercados e segmentos”, destaca João Grilo, presidente da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.
A iniciativa Invest in Alentejo, liderada pela ADRAL e financiada pelo Programa Alentejo 2020, tem como missão reforçar a internacionalização de bens e serviços da região Alentejo, assentes nos principais domínios da estratégia regional de especialização inteligente (EREI).