The Green Journey: nova edição do programa procura soluções para acelerar transição energética no Turismo
Com o objetivo de reforçar o posicionamento de Portugal enquanto destino turístico sustentável e seguro, a consultora de inovação colaborativa Beta-i, com o apoio do Turismo de Portugal, anunciou, no último dia 18, durante a BTL 2022 o regresso do programa The Journey – numa nova edição dedicada à promoção da sustentabilidade no setor. Durante oito meses, o The Green Journey desafiará startups de todo o mundo a colaborar com empresas de referência no turismo para o desenvolvimento de projetos-piloto que visem promover a eficiência energética, reduzir o impacto ambiental e promover Portugal enquanto um destino de eleição para turistas e empresas preocupados com a gestão ambiental do setor.
Durante o anúncio da novidade na BTL, o presidente do Turismo de Portugal, Luis Araújo, afirmou que “o setor do turismo tem que ser visto como líder na transformação digital e é nesse sentido que o The Journey tem vindo a atuar ao longo destes últimos quatro anos. Foram mais de 1400 startups participantes, milhares de pessoas envolvidas e 6 milhões de euros de investimento num programa (Programa FIT – Fostering Innovation in Tourism) que nos tem dado um enorme retorno. Este ano, por trás deste impulso à tecnologia, decidimos incluir a componente da sustentabilidade, da proteção pelo planeta e o respeito pelas pessoas como elementos essenciais para o crescimento do setor.”
Já o CEO da Beta-i Portugal, Diogo Teixeira, ressaltou “por ser o primeiro ano de pós-pandemia, achámos relevante a edição do programa deste ano focar nos temas da sustentabilidade e da transição energética que as empresas do sector precisam de fazer em Portugal. Devido ao facto de mover enormes quantidades de pessoas e energia, não há dúvida que o turismo tem de ser cada vez mais uma atividade que respeita todos os índices de sustentabilidade e que dá o exemplo. Os clientes vão exigir mais práticas sustentáveis e, se as empresas não as integrarem, vão perder vantagem competitiva. Neste sentido, desafiamos os players do sector a ter coragem de tomar decisões com base naquilo que ainda não foi feito e a dar estes primeiros passos em conjunto com startups de todo o mundo.”
Entre abril e novembro, as melhores startups selecionadas e as empresas parceiras do programa irão desenvolver pilotos sob a gestão técnica da consultora Beta-i, focados num grande tema: a transição energética, a partir do qual desdobram-se temas estruturantes para o futuro do turismo em Portugal como o crescimento do setor vs a integração dos diferentes atores económicos presentes nos destinos de visita, em nome de um maior equilíbrio da prosperidade setorial.
Com isso, o The Green Journey explora dois macro-conceitos presentes na estratégia do Turismo de Portugal até 2027: os de prosperidade e responsabilidade. O primeiro diz respeito ao desenvolvimento de soluções de transição energética capazes de fomentar empregos e economias regionais, permitindo assim que a atividade turística tenha um impacto positivo nas populações residentes e atraia os “turistas sustentáveis”. Já o segundo conceito tem como objetivo permitir a construção de destinos turísticos alinhados na cadeia de valor, aproximando os bens culturais e naturais portugueses e a confiança de proteger o legado para as gerações futuras enquanto um modelo mais maduro para a evolução desta indústria no país.
A EDP junta-se ao programa como mentora e especialista de projetos que atuem no aumento da eficiência da gestão dos recursos de energia, ajudando a compreender os desafios que surgem dentro do tema da transição energética e a desenvolver soluções próximas da realidade do mercado. A empresa comprometeu-se no ano passado a investir 24MM€ na transição energética até 2025 e a duplicar a sua capacidade de produzir energia renovável. A inovação nesta temática, para além de permitir reduzir as emissões de gases de efeito estufa do setor, terá como foco a redução de custos operacionais e a preparação das empresas para modelos de economia circular.
O The Journey conta com o histórico e experiência acumulada de 10 anos da Beta-i em mentoria, desenvolvimento de negócios, aceleração de ecossistemas e inovação colaborativa. Em quatro edições, o programa recebeu mais de 400 soluções e modelos de negócio para avaliação, vindas de quase 80 países, e selecionou 56 startups para colaborar com 20 parceiros do sector dando origem a 51 pilotos com impacto real na indústria.