O Time Out Market Porto, com projeto de arquitetura de Eduardo Souto Moura e de Luís Peixoto, foi distinguido em duas categorias: “Melhor intervenção de Uso Comercial & Serviços” e “Melhor intervenção na cidade do Porto”.
A intervenção de reabilitação urbana do Time Out Market Porto, da autoria dos arquitetos Eduardo Souto de Moura e Luís Peixoto, incidiu sobre a Ala Sul da Estação de São Bento. O projeto transformou este espaço num polo gastronómico e cultural, preservando os elementos essenciais da construção original e, em simultâneo, adaptando o interior para acolher treze unidades de restauração. Na nova praça pública, foi erguida uma estrutura metálica com 21,40 metros de altura, inspirada nos antigos depósitos de água ferroviários, que oferece uma vista privilegiada sobre a colina de São Bento e a Torre dos Clérigos.
A reabilitação procurou conciliar a funcionalidade exigida por um mercado gastronómico contemporâneo com a salvaguarda do património histórico, promovendo a integração harmoniosa do espaço na dinâmica urbana do Porto.
“Estamos muito orgulhosos e felizes por receber este prémio, é a valorização do impacto urbanístico que o Time Out Market Porto tem na cidade. A reabilitação de um espaço tão emblemático é a prova de que é possível preservar o património e criar, em simultâneo, um projeto inovador e relevante para a comunidade”, refere Inês Santos Almeida, diretora do Time Out Market Porto.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana visa distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas diversas dimensões. O contributo para a qualificação das cidades e o seu impacto na comunidade, o sucesso medido pela aceitação do mercado, o impacto e valor social, a capacidade de induzir a mudança no tecido urbano.