Torre de Palma dá início à época das vindimas com programa repleto de experiências

Para desfrutar do espírito das vindimas e saborear o Alentejo, Torre de Palma organizou um programa dedicado ao espírito das vindimas, repleto de experiências a recordar e, muito provavelmente, a repetir: “passar um dia na vinha, desfrutar do restaurante Palma, ficar alojado e aproveitar as várias comodidades deste design hotel, vivenciando assim a verdadeira essência alentejana com uma experiência totalmente integrada e que aborda as várias vertentes que caracterizam a região”, pode ler-se numa nota divulgada pelo produtor.

O programa de duas noites inicia-se com as boas-vindas seguidas de um jantar com bebidas especialmente selecionadas no Restaurante Palma, coordenado pelo premiado chef Miguel Laffan. No dia seguinte, depois de um pequeno-almoço com produtos regionais cuidadosamente selecionados para preparar a introdução às vindimas, e com entrega de “kit” para a ocasião, visitam-se as vinhas, onde se conhecem as diferentes castas cultivadas, neste caso exclusivamente portuguesas para honrar a tradição local secular. Procede-se à a colheita manual das uvas, seguida da seleção das melhores uvas na mesa de escolha, à porta da adega. Chega, então, a recompensa do árduo esforço com a visita à adega, de arquitetura de João Mendes Ribeiro, com provas de mostos ou prova de vinhos Torre de Palma. Conta-se também com tempo livre para desfrutar de outras atividades que o Torre Palma Wine Hotel e a região oferecem, e que permitem sentir a genuína essência alentejana em primeira mão. É, ainda, oferecida uma garrafa de vinho Torre de Palma Tinto Basilii como recordação desta experiência.

Em alternativa, lê-se na mesma nota, é também possível disfrutar de um dia nas vindimas, sem estadia, com um programa mais resumido que contam com as mesmas atividades na vinha, no processo de seleção das uvas e a visita à adega com prova de mostos ou prova de vinhos Torre de Palma, seguido de almoço no restaurante Palma e igualmente com a oferta de uma garrafa de vinho Torre de Palma Tinto Basilii.

Com sete hectares de vinha e processos exclusivamente manuais, toda a produção vínica está integrada no Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo e é feita in loco na Herdade de Torre de Palma, desde a colheita ao engarrafamento.

O enólogo Duarte de Deus, que acompanha todo o processo, vai partilhando e orientando quem participa nesta experiência única: “As vindimas são uma fase muito importante no processo de produção do vinho, que pode ser crítico para o resultado final que obtemos. É nesta altura, onde o tempo passa devagar e em boa companhia, que se inicia o processo fundamental de respeito pelas particularidades de cada uva, cacho e videira, que permite criar e manter a identidade de cada vinho que aqui nasce”.

Luísa Rebelo, proprietária de Torre de Palma, assegura que “a nossa vindima proporciona uma experiência diferente, pela imersão nesta região e na envolvente histórica do Torre de Palma, que é única no país. Queremos que quem nos visita tenha este contacto direto com a nossa cultura, terra e tradições, e que experienciem verdadeiramente esta etapa tão importante para o produtor vínico”.