Torre de Palma Wine Hotel: Medidas de prevenção, controlo e vigilância no âmbito da Covid-19

O Torre de Palma Wine Hotel prepara-se para a reabertura do Hotel, Adega e Restaurante Basilii, programada para dia 5 de junho, e como tal preparou um documento com o objetivo de difundir os procedimentos de higiene e segurança tomados pela equipa do no contexto atual da pandemia Covid-19.

Além de ser uma empresa certificada em Qualidade pela ISO9001 e certificada em Sustentabilidade pela Biosphere Responsible Tourism, cumpre os requisitos definidos pelo Turismo de Portugal de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, que permitem considerá-lo um Estabelecimento Saudável & Seguro, dispondo assim do selo “Clean & Safe”.

Os proprietários e gestores do Hotel, Isabel e Paulo Barradas Rebelo, ambos farmacêuticos, têm trabalhado toda a vida com normas muito exigentes de Gestão de Qualidade, Higiene e Segurança. As normas estritas de higiene e segurança pautam a atividade de Torre de Palma desde o início deste projeto em 2014. No atual contexto torna-se imperativo garantir e reforçar a segurança dos nossos hóspedes e colaboradores.

O documento foi realizado com base nas orientações da DGS e nas diretivas da OMS para a atividade específica da Hotelaria, assim como nas orientações do Turismo do Alentejo e da Biosphere. O documento estará em permanente atualização para melhor resposta às contingências atuais.

Características físicas do Hotel

O hotel está inserido na Herdade de Torre de Palma, em Monforte, distrito de Portalegre, Alentejo, a região de Portugal Continental com o menor número de casos de Covid-19. A propriedade de Torre de Palma tem 14 hectares, com diversas áreas verdes (vinha, olival, pinhal, pomar, picadeiro), e dispõe de 11 edifícios autónomos.

O Hotel dispõe de 19 quartos tendo uma lotação máxima de 50 hóspedes alojados. Os quartos têm acesso direto ao exterior. A circulação em torno de toda a propriedade é muito fluída, não havendo espaços de aglomeração de pessoas.

As atividades ao ar livre são as preferidas de quem nos visita! Em Torre de Palma pode desfrutar de passeios pedestres, de bicicleta ou a cavalo nas vinhas, aulas de equitação, picnics no campo, observação de estrelas, workshops de agricultura na nossa horta, pomar e vinha, atividades de vindimas, cinema ao ar livre, ou tão somente apreciar o deslumbrante Pôr do Sol no cimo da Torre com um copo de vinho Torre de Palma. Além disto, adaptámos  algumas das nossas experiências para o ar livre, por exemplo as provas de vinhos e refeições que poderão ser feitas  nos vários espaços exteriores de Torre de Palma.

Normas gerais:

– Toda a equipa de Torre de Palma teve formação adequada sobre COVID-19 e como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção, nomeadamente formação sobre os procedimentos da higiene correta das mãos e aumento da sua frequência;

– A equipa de Housekeeping teve formação sobre rigorosas medidas de desinfeção de todos os espaços, em particular, os quartos, áreas comuns e instalações sanitárias;

– Existe um Plano de Contingência interno com vários níveis de responsabilidade de acordo com as medidas de Auto-Proteção do Hotel;

– Estão colocados dispensadores de solução antissética de base alcoólica (SABA) ou solução à base de álcool, em todos os quartos, nas áreas comuns, receção, restaurante, bar, adega, loja, cavalariças, spa e todas as casas de banho públicas;

– Os colaboradores estão munidos de EPIs como máscaras e luvas descartáveis, e outros artigos de proteção, conforme a função do colaborador, como por exemplo viseiras ou avental;

– Relativamente à limpeza e desinfeção, as superfícies com maior risco de transmissão são devidamente desinfetadas com muita frequência ao longo do dia. São exemplos destas superfícies: maçanetas de portas, interruptores de luz, telefones, tablets e teclados de computadores, comandos, torneiras de lavatórios, manípulos de autoclismos, mesas, tabuleiros, bancadas, cadeiras, corrimãos, puxadores de armário, TPA’s – terminal de pagamento automático, dinheiro, entre outros;

– O Hotel dispõe de serviço Médico que pode ser solicitado pelos hóspedes e o Hospital mais próximo encontra-se a 20 minutos de distância (Hospital Distrital de Portalegre);

– A política de cancelamento de reservas foi ajustada face ao contexto atual. Todas as reservas efetuadas com tarifa flexível podem ser canceladas sem custos até 48h antes do check-in.

Receção

– O protocolo interno de higiene e segurança é enviado aos hóspedes antes da chegada ao Hotel;

– Um dia antes da chegada ao Hotel é enviado um formulário por email para preenchimento de dados para o pré check-in, de forma a reduzir o tempo de check-in, assim como um questionário epidemiológico a todos os clientes;

– O serviço de valet parking é opcional e implica medidas adicionais de proteção de todas as superfícies de contacto com o condutor;

– O hotel dispõe de contacto WhatsApp fornecido aos hóspedes para solicitação de serviços durante a sua estadia;

– O hotel dispõe de serviço de MBway para pagamento à distância sempre que o cliente pretenda;

– O hotel dispõe de kits de EPIs para clientes que incluem máscara e um par de luvas descartáveis, sempre que solicitado;

– As superfícies da zona de Receção são desinfetadas após cada atendimento.

Restaurante

– O horário de refeições foi alargado em vários turnos permitindo a manutenção do distanciamento social de 2 metros entre mesas na sala do Restaurante;

– Os menus serão apresentados ao cliente através de meios digitais, não havendo manuseamento de menus;

– O serviço de Room Service está disponível em todas as refeições como alternativa ao Restaurante e ao Bar;

– O Hotel dispõe de várias salas privadas onde os hóspedes podem fazer as suas refeições em alternativa ao Restaurante e ao Bar;

– Todas as suites terão a possibilidade de fazer refeições no terraço anexo ao quarto;

– Todo o serviço realizado no Restaurante e Bar cumpre a Orientação 023/2020 da DGS.

Limpeza dos Espaços Comuns e Quartos

– Todos os procedimentos de limpeza e desinfeção foram revistos e estão rigorosamente de acordo com a Orientação 014/2020 da DGS;

– De acordo com a solicitação dos hóspedes disponibilizamos as fichas técnicas dos produtos utilizados, forma de utilização e registos efetuados diariamente;

– A frequência da limpeza e desinfeção diária de todas as áreas está reforçada.

Piscina

– As piscinas do Torre de Palma Wine Hotel são desinfetadas diária e automaticamente com solução de cloro;

– Os níveis de desinfeção das piscinas estão nos limites máximos preconizados de acordo com as normas da OMS;

– A limpeza e desinfeção das instalações e equipamentos das piscinas é feita diariamente e após cada utilização.

Spa

– Durante os tratamentos as terapeutas utilizam os EPIs aconselhados;

– A terapeuta lava e desinfeta as mãos antes e depois de cada tratamento;

– Todas as superfícies de contacto são devidamente desinfetadas entre cada tratamento;

– Só se efetuam tratamentos após validação do questionário epidemiológico;

– A piscina interior, jacuzzi e banho turco estarão encerradas numa fase inicial como medida de prevenção.

Todas estas medidas estão implementadas no sentido de garantir a saúde, higiene e segurança dos nossos clientes e colaboradores, mantendo o reconhecido serviço de excelência do Torre de Palma Wine Hotel. Para questões relacionadas com reservas por favor contacte [email protected].