“Tourism Innovation Competition” e “Projeto Discoveries” com resultados acima das expetativas

Foi anunciado na passada sexta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o vencedor do “Tourism Innovation Competition”, um concurso mundial de ideias que teve como objetivo premiar o trabalho que melhor desenha o comportamento dos turistas que visitam Portugal. Hoje, ao fim da tarde, serão apresentados os resultados do “Projeto Discoveries”, também organizado em parceria com o Turismo de Portugal.

Em entrevista ao Ambitur.pt, à margem da cerimónia de entrega de prémios do “Tourism Innovation Competition”, João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, mostrou-se bastante satisfeito com os resultados alcançados em ambas as iniciativas. O responsável destacou “a qualidade dos (três) projetos” finalistas do Tourism Innovation Competition que, “de facto, fazendo uso da tecnologia existente têm uma capacidade notável de os tornar informação em conhecimento e conhecimento em capacidade de decisão”.

Segundo João Cotrim de Figueiredo, “a ideia desta competição foi estimular o aparecimento  de ideias novas e usar métricas que já existem, mas de uma forma original em beneficio do turismo e dos países, neste caso em Portugal”. Para o responsável, a iniciativa “esteve acima das expetativas”. “Tivemos relativamente pouco tempo para fazer os convites internacionais e tivemos cerca de 60 candidaturas de todo o mundo, mais de 20 nacionalidades, o que atesta bem o interesse que este setor desperta mundialmente e também o interesse que as pessoas têm em Portugal, em apresentar os seus projetos e, quem sabe, desenvolve-los cá enquanto empresas”, acrescentou.

Também o projeto “Discoveries” “esteve muito acima do que podíamos esperar, estamos a falar de mais de 140 projetos para serem acelerados em Lisboa”.  Para João Cotrim de Figueiredo, “aquilo que de principio dissemos que era importante que era dar ao esforço de inovação no turismo um ambiente e uma estrutura mais sistemática para que se pudesse desenvolver de uma forma mais rápida está a produzir resultados, portanto, isso a prazo só pode resultar numa melhor qualidade de oferta do turismo em Portugal”, e consequentemente, “uma maior sustentação em termos de crescimento”.