TPNP investe 15 milhões de euros na promoção do destino em 2017

Foi aprovado por unanimidade, na passada sexta-feira, em assembleia geral da Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Plano de Atividades e o Orçamento para o ano de 2017. Ao todo, cerca de 15 milhões de euros (15.085.135 euros) serão investidos na promoção do território Porto e Norte de Portugal na Península Ibérica.

Segundo a Turismo do Porto e Norte de Portugal, o plano proposto e aprovado por toda a Assembleia, na reunião decorrida hoje em Caminha visa, entre outros, reforçar o papel do TOPAS ((Tourism Public Auto Service) enquanto Loja Móvel de Turismo através de roadshows em várias cidades da Península Ibérica; dar continuidade à estratégia de “apresentação personalizada do território com a realização de FAM Trips e Press Trips; continuar a marcar presença nos principais eventos de turismo da Península Ibérica com especial incidência nas feiras de turismo espanholas; implementar a estratégia de turismo da natureza concertada com a criação do Consórcio Norte Natural.

O Orçamento da Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R. para o ano de 2017 é de 15.085.135 euros, dos quais 57% se referem a projetos candidatados ou a candidatar a fundos comunitários, no montante de 8.637.229 euros, prevendo-se a comparticipação a fundo perdido de 85% do Norte 2020, e 75% do POCTEP das despesas elegíveis. Este orçamento apresenta um acréscimo de 62% em relação à dotação corrigida de 2016, que ascendeu a 9.307.585 euros. Este aumento é justificado, essencialmente, pelo valor dos projetos no âmbito do FEDER, e pelo acréscimo de atividade esperado para 2017, promovido pelo funcionamento do modelo de negócio de lojas interativas, inclusive do Porto Welcome Center, cuja pré-abertura ocorreu em 28 de julho de 2016.

Nos últimos dados apurados (entre janeiro e junho) a região Porto e Norte teve mais de 3  milhões de dormidas, 15,6% mais do que em igual período de 2015. Desses 3 milhões, cerca de 60% é mercado ibérico.