TPNP promoveu “city breaks” na B-Travel

A Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) esteve presente, com 12 parceiros, na B-Travel, que decorreu até ontem, em Barcelona, para promover os produtos turísticos da região, nomeadamente, os city-breaks. Em entrevista ao Ambitur.pt, Carlos Ferreira, responsável da TPNP, explicou que “Barcelona é uma cidade com uma população extremamente jovem e que tem uma apetência por férias muito grande. Eles tiram férias, no mínimo, três vezes por ano ( no inverno, no verão e na Páscoa) e, como têm um rendimento relativamente elevado, fazem pequenas escapadelas ao longo do ano. Como a partir de Barcelona há um conjunto muito grande de voos para o Porto, nós estamos a explorar este mercado sobretudo numa proposta de city/short breaks”. Segundo o responsável, desde o ano passado, que se “tem notado uma diferença grande no nível de ocupação das companhias que fazem as ligações entre Barcelona e o Porto”.

O mercado espanhol representa mais de 20% dos turistas que visitam a região norte, tendo registado no último ano um crescimento superior a 17%. Números positivos que se devem, segundo Carlos Ferreira, à aposta da região “num conjunto de feiras em Espanha”, nomeadamente, em Bilbau, Málaga, Valhadolid e Madrid.

IMG_1429Município de Vila Real quer “cativar espanhóis pela boca”

Participando pela segunda vez na B-Travel, a Câmara Municipal de Vila Real foi uma das presentes no stand do Turismo do Porto e Norte. Como explica José Meireles, responsável pelos Serviços de Animação e Turismo do município, “como foi um sucesso a nossa participação no ano passado decidimos voltar”. No certame, o destino esteve a promover “o Circuito Internacional de Vila Real, os produtos regionais, a dar a conhecer o que é Vila Real, o que tem para oferecer, e a prender os espanhóis, principalmente, pela boca”.

Segundo o responsável, o município pode apurar que existiu uma relação direta da presença na feira com o aumento do turismo na região, principalmente no que toca ao “caravanismo e também no contacto directo com agentes de viagens”.

Ao Ambitur.pt, José Meireles, afirmou que Vila Real é ainda “muito desconhecido pelos espanhóis. “Quando explicamos que é no Douro, alguns deles ainda não sabem o que é o Douro”, deu conta também o responsável, alertando para a necessidade do reforço da promoção do destino pelas entidades competentes. Apesar de considerar que a região do Douro está bem servida no que toca às acessibilidades, o responsável alerta para a realidade da “carreira aérea” que poderia ser mais “bem explorada”. “Cabe a quem promove o Douro, principalmente em Portimão e Cascais, vender aos turistas que utilizam a carreira aérea, que faz Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão, a região do Douro. Dar a saber ao turista que está num hotel em Cascais que pode ir passar o dia ao Douro e voltar a ir dormir a Cascais a um custo muito reduzido”.

IMG_1421Matosinhos dá a conhecer a sua nova marca

A Câmara Municipal de Matosinhos estreou-se na B-Travel na edição deste ano. Segundo Soraia Azevedo, técnica de Turismo do município, “já temos participado em algumas feiras do mercado espanhol, mas mais Galiza, agora estamos a tentar promover os principais produtos turísticos de Matosinhos e de todo o município, uma vez que vamos ser a capital da Cultura do eixo Atlântico”.

Na B-Travel, Matosinhos esteve a promover a sua nova marca, lançada o ano passado, – Matosinhos World´s Best Fish – e a promover a gastronomia e o surf – muito direcionado agora para os iniciantes na modalidade.