Trabalhadores da Groundforce em greve no dia 31 de Julho

Os trabalhadores da Groundforce no aeroporto de Lisboa cumprem nova greve dia 31, entre as 09:00 e as 14:00, para a realização de uma concentração/manifestação junto à estação de metro do Aeroporto, com posterior marcha para a TAP.

Designada como ‘Marcha dos Recibos’, a iniciativa insere-se na luta dos trabalhadores dos Serviços Portugueses de Handling (Groundforce Portugal) contra o que dizem ser “uma postura de desrespeito” da empresa, “consubstanciada no uso e abuso de horários penalizadores para os trabalhadores, na utilização abusiva e ilegal das trocas de horário e na proliferação da precariedade, com centenas de trabalhadores temporários e falsos prestadores de serviços”. Na base do protesto está ainda o facto de “não haver qualquer actualização salarial desde 2008”.

“Estão em curso reuniões de negociação, sendo que a Groundforce Portugal já apresentou propostas claras aguardando respostas dos diversos sindicatos”, declarou fonte da Goundforce Portugal à Lusa.

A empresa de assistência nos aeroportos, detida em 49,9% pela TAP e em 50,1% pela Urbanos, rejeita ainda que “existam constantes trocas de horários”: “Neste momento, no verão IATA, pico da operação, com normais alterações e irregularidades operacionais, a Groundforce Portugal regista uma taxa de alteração de horários abaixo dos 7% face ao normal cumprimento de horários”.