Transavia lança Laura, o chatbot para o Messenger

A Transavia, em conjunto com o seu parceiro BlueLink, acaba de lançar a Laura, um chatbot capaz de dar respostas rápidas e pertinentes às questões dos passageiros.

Mais divertida que o clássico FAQ (Frequently Asked Questions), Laura tem a capacidade de responder em tempo real no Facebook Messenger às perguntas mais frequentes dos passageiros, tais como “posso utilizar a minha carta de condução como identificação para apanhar um avião?” ou “quantos quilos de bagagem posso levar comigo?“.  E as suas aptidões não se ficam por aqui: Laura vai também ter acesso aos softwares de reserva, permitindo-lhe aceder às informações sobre a reserva e os próprios voos. A Laura é ainda capaz de responder a questões mais abrangentes, como “devo solicitar um visto para entrar neste país?” ou “pode enviar-me a minha confirmação de viagem?“.

Segundo a transportadora aérea, os resultados falam por si: o tempo de processamento das questões simples é três vezes mais rápido desde o lançamento do chatbot Laura. Um membro da equipa de Serviço ao Cliente da Transavia, explica, citado em comunicado, que “a Laura revelou-se uma grande ajuda ao nosso quotidiano, ajudando-nos a optimizar o nosso trabalho e tornando-nos mais rápidos e eficientes. (…) Gosto muito de trabalhar com ela”.

Ainda assim, a Laura não substitui as equipas de serviço ao cliente da Transavia. A integralidade do seu “trabalho” mantém-se sob a supervisão de um colaborador. Dessa forma, qualquer uma das suas respostas será relida antes de ser enviada. Por outro lado, a Laura permite aos viajantes obter respostas mais rápidas a questões simples e às equipas da Transavia concentrarem-se nas perguntas mais complexas.