Transformação Digital: conheça as 7 principais tendências no turismo

A 2ª edição do Beyond – Portugal Digital Revolutions, arrancou esta terça-feira, dia 17, com uma conferência centrada na temática da Transformação Digital e o imapcto dessas mudanças no turismo. Sendo este um dos setores que mais sentiu a evolução trazida pela era digital, o que influenciou de forma transversal investidores, utilizadores e clientes, a EY Portugal elencou as 7 Top Trends que passam por:

Incremento do sharing economy, que proporciona melhores experiências, oportunidades de negócio, e outras conveniências – O setor de hotelaria tem sentido o efeito do sharing economy, nomeadamente por plataformas como o Airbnb que alteram a forma como as pessoas viajam. Verificamos nestas plataformas de peer-to-peer uma grande capacidade de se transformar, de se adaptar e desenvolver novos negócios. O crescimento destas plataformas pode ser uma ameaça ou uma oportunidade para a hotelaria tradicional;

Crescimento do big data e Internet of Things (IoT) – Espera-se que um número cada vez maior de dispositivos esteja ligado entre si, em que o propósito é a captura de informação. Efetivamente, no mundo atual, a indústria hoteleira capta enormes volumes de informação de várias fontes, estando o uso eficaz da análise de dados, através de ferramentas apropriadas, a mudar drasticamente a forma como os negócios de hotelaria são geridos. Investir em técnicas de análise de dados não só permitirá dar aos hóspedes uma experiência única, como também permitirá uma melhoria dos resultados operacionais de proprietários de hotéis e empresas de gestão hoteleira.

Incremento da utilização da robótica, particularmente do RPA (Robotic Process Automation) – O Robotic Process Automation poderá trazer importantes eficiências operacionais aos players do sector, nomeadamente nos processos administrativos/ de back office, principalmente em processos mais rotineiros. Por exemplo será possível automatizar todo o processo de compras, desde o pedido de encomenda até ao registo da fatura na contabilidade. Isso permitirá alocar as pessoas a novas tarefas produtivas.

O impacto da globalização no setor hoteleiro – Este facto levou ao aumento da concorrência no território nacional, mas impulsionou também a definição de estratégias que se querem diferenciadoras, muitas vezes potenciadas por conceitos mais digitais.

Reposicionamento ou redefinição de estratégias de presença nas Redes Sociais – A monitorização das Redes Sociais será cada vez mais relevante e a capacidade de reação através de interligação com outros sistemas (CRM) criará diferenciação.

A ameaça dos ciberataques – Os recentes casos de violação de dados alertaram os executivos das empresas de todos os setores para a necessidade de colocar a cibersegurança como um assunto prioritário nas suas agendas.

O impacto da adoção do Regime Geral de Proteção de Dados continua a gerar discussão no setor do turismo – A estratégia de digitalização implica a gestão de informação de várias fontes, e importa perceber as limitações legais à utilização dessa informação e procedimentos de controlo a implementar.

A edição deste ano do Beyond culminará com a Conferência Final, agendada para 12 de dezembro, na qual vão ser apresentadas as principais conclusões, divulgados casos de sucesso e apontados caminhos estratégicos para as empresas portuguesas na era da revolução digital. No evento serão ainda apresentadas as conclusões do primeiro estudo sobre Digitalização em Portugal.

A iniciativa irá continuar nos próximos dias, com encontros setoriais em diversos áreas estratégicas para Portugal, como Administração Pública (24 de outubro), Telecomunicações Media e Tecnologia de Informação (26 de outubro), Banca e Seguros (14 de novembro), Energia (16 de novembro) e Indústria (29 de novembro).

Paralelamente às conferências decorrerão as sessões de aceleração que vão promover o debate em torno dos desafios e obstáculos que enfrentam vários áreas preponderantes, como as communities & sharing, cybersecurity, costumer, lifestyle, competitiveness e talento, para fazer face à disrupção.

A edição deste ano do Beyond culminará com a Conferência Final, agendada para 12 de dezembro, na qual vão ser apresentadas as principais conclusões, divulgados casos de sucesso e apontados caminhos estratégicos para as empresas portuguesas na era da revolução digital. No evento serão ainda apresentadas as conclusões do primeiro estudo sobre Digitalização em Portugal.