Travel Summit 2023: Turismo tem de apostar na IA e modernizar tecnologias

Durante o Travel Summit 2023, da Minsait, encontro setorial realizado pela empresa a indústria das viagens, concluiu-se que é importante modernizar as tecnologias usadas para o Turismo e apostar também na Inteligência Artificial (IA) e na Analítica Avançada.

A verdade é que tecnologias como estas contribuem para a gestão da informação que as empresas do setor recebem dos seus utilizadores, convertendo-a em recursos valiosos para oferecer melhores experiências e consequentemente atingir melhores resultados. Em paralelo, tanto a automação (para fazer evoluir os processos e operações do setor), como a IoT (que já supôs uma revolução na conexão de dispositivos e no incentivo ao multicanal), somam-se à crescente necessidade de migrar processos para a cloud, com o intuito de aumentar a flexibilidade das operações num ambiente global em que nada é certo.

“Este setor sempre teve no seu ADN a inovação e foi um dos pioneiros na incorporação de novas soluções tecnológicas, mas também foi um dos setores que mais sofreu o impacto da pandemia e teve que se adaptar e inovar rapidamente, explorando novos modelos de negócio e soluções digitais, que foram chave para ultrapassar o momento. No entanto, o mercado está diferente e as preocupações e exigências dos viajantes evoluíram. Aqueles que não acompanharem esta evolução correm o risco de ficar para trás e perder a sua competitividade” refere Paulo Dias responsável pela unidade de Turismo da Minsait em Portugal.

Um dos principais ativos para a evolução são os aliados tecnológicos, quer através dos hiperescaladores, que salientam a importância da tecnologia cloud como estímulo para a mudança, quer através da emergência no mercado de novos parceiros e aliados, com aplicações específicas que ajudam a melhorar ações concretas ou modelos operacionais.

A inteligência artificial tem sido particularmente transformadora na indústria de viagens, permitindo que as empresas desenvolvam soluções cada vez mais sofisticadas e personalizadas, como o uso de chatbots em websites de reservas e plataformas de viagens para ajudar os clientes a encontrar as melhores opções de voos, hotéis e atividades.

Outra aplicação da IA na indústria de viagens é a Analítica de Dados, a partir da qual as empresas podem recolher uma grande quantidade de informações sobre os clientes, como destinos favoritos, orçamentos de viagem e preferências de estadia. Esses dados podem ser analisados ​​para identificar tendências e padrões, o que vai permitir que as empresas consigam proporcionar ofertas personalizadas e criar campanhas de marketing mais eficazes.

“O compromisso da Minsait com o Turismo Inteligente está alinhado com a nossa oferta Phygital de soluções end-to-end para ligar o mundo físico e digital (OT/IT), através da qual conseguimos dar uma rápida resposta às necessidades de gestão, que o mundo físico está a atravessar com digitalização, centrando-nos em três eixos principais: o desaparecimento das barreiras entre IT e OT, o crescimento exponencial da conectividade e da capacidade de análise de dados através da Inteligência Artificial, e a transformação das cadeias de valor com um peso crescente da sustentabilidade”, acrescenta Pedro Moura, responsável pela unidade de Phygital da Minsait em Portugal.

A Onesait Travel, por exemplo, otimiza a gestão de hotéis e companhias aéreas para melhorar a experiência dos viajantes e adaptar as suas operações às novas exigências dos turistas. Esta oferta já geriu mais de 20 milhões de reservas em 33 países e os sistemas já foram implementados em mais de quatro mil hotéis, entre eles algumas das mais importantes cadeias hoteleiras do mundo, com referências na Europa, América e Ásia.