Treze empresas portuguesas do setor turístico em seminários na China em abril

Treze empresas portuguesas do setor turístico visitam em abril a China, o maior emissor mundial de turistas, para uma série de encontros com operadores locais, anunciou hoje à Lusa o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo. “É uma maneira de as empresas sentirem as necessidades específicas dos turistas chineses”, explicou Araújo em Pequim, à margem de uma visita de quatro dias à China.
Segundo o responsável, o número de turistas chineses que visitaram Portugal no ano passado cresceu 36%, face a 2014, para “cerca de 150 mil”. Em média, o turista chinês foi o que mais gastou em compras ‘tax free’ – 641 euros por transação -, de acordo com estimativas da empresa Global Blue.
“Dá uma ideia da curiosidade que existe relativamente a Portugal como destino turístico e de investimento, duas componentes que temos de ter em consideração quando falamos do mercado chinês”, frisou Luís Araújo. O homem que sucedeu em fevereiro no cargo a João Cotrim de Figueiredo destacou ainda os novos centros para emissão de vistos para Portugal, com abertura prevista em cinco cidades chinesas (Shenyang, Nanjing, Fuzhou, Wuhan e Chengdu).
A abertura de um consulado-geral em Cantão, capital da província de Guangdong, no sul da China, “está também na reta final”, segundo confirmou a embaixada de Portugal em Pequim. “Hoje em dia os vistos são emitidos em 24 horas. Isso é algo reconhecido por todas as entidades com quem estivemos”, enalteceu Luís Araújo.

O turista chinês “viaja durante o ano todo” e é o que “gasta mais e fica mais tempo”, apontou Araújo. “E isso representa algo que nós queremos”, concluiu.