Tróia-Natura lança 2ª edição da campanha “Proteger os Golfinhos”

A Tróia-Natura, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), lançou uma nova edição da campanha de sensibilização sobre a população de golfinhos-roazes do Sado, denominada “Proteger os Golfinhos”.

A decorrer até ao dia 6 de Setembro, a segunda edição desta campanha integra um programa diário de abordagem às embarcações da náutica de recreio, alertando para o código de conduta a seguir no caso de avistamento de roazes.

O estuário do Sado, para além da beleza natural que detém, é também habitat de uma vasta fauna, abrigando as mais diversas espécies, sendo uma delas o golfinho-roaz.

Este animal, ágil e sociável, atrai turistas e residentes com esperanças de ver uma acrobacia ou um simples batimento caudal. No entanto, esta área alberga uma das poucas populações residentes num estuário, em toda a Europa, e, como tal, “necessita de ser preservada”, lia-se em comunicado da sociedade detida pela Sonae Turismo.

“Com esta iniciativa pretendemos chamar a atenção para a singularidade desta população e para a importância de todos adoptarem comportamentos que contribuam para a sua conservação no estuário. A sua presença no Estuário do Sado é uma das características emblemáticas da região”, refere João Madeira, Administrador da Tróia-Natura.

A campanha “Proteger os Golfinhos” segue já na segunda edição depois de, em 2014, ter obtido resultados muito positivos com mais de 350 embarcações sensibilizadas.