TTL Super Community junta estudantes para debater desafios de sustentabilidade no turismo

No âmbito do Tomorrow Tourism Leaders (TTL) Super Community, a Associação Fórum Turismo realizou, em parceria com o Super Bock Group, um encontro entre 23 estudantes de turismo de todo o país, para os desafiar a desenvolver projetos com impactos positivos na sustentabilidade do setor. A iniciativa decorreu em Leiria, entre os dias 18 e 20 de maio.

O Fórum Turismo refere, em comunicado, que, nesta edição, o TTL Super Community tinha o principal objetivo de “promover a responsabilidade social individual junto de um grupo de jovens dispostos a lutar por um mundo melhor”.

Durante três dias, os estudantes foram desafiados a desenvolver projetos em grupo que tornassem “um impacto atualmente negativo para o turismo, num aspeto positivo e sustentável”, explica a associação, que continua: “para além dos momentos dedicados à conceção dos trabalhos, também houve atividades de descontração como yoga, um concerto e uma caminhada”.

No terceiro dia, foram apresentados os vários projetos desenvolvido, havendo depois espaço para uma fase de votações individuais para decidir o grupo vencedor.

Os alunos Ana Cruz, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Rita Correia, da Universidade Lusófona do Porto, Diogo Vieira, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Tomás Martins, do Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, e Viviane Saraiva, do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa, foram os vencedores da iniciativa.

Segundo avança o Fórum Turismo, no comunicado, o tema trabalhado foi denominado “Beyond the Crowd – Sustainable Portugal” e o grupo focou-se em explorar a problemática do ‘overtourism’ nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

“A solução proposta passa pela promoção de áreas com menor visibilidade turística, abordando o tema da sustentabilidade e promovendo a preservação do património cultural e natural”, termina a associação.