TUI (III): “Queremos que a TUI Portugal seja reconhecida também como especialista em destinos de médio e longo curso”

Andrea Pfeiffer, que assumiu recentemente o cargo de diretora-geral da TUI Espanha, Portugal e Américas, esteve à conversa com a Ambitur para explicar esta sua nova e mais abrangente missão. Não hesita em afirmar que a liderança feminina é fundamental para promover a diversidade e a inovação no setor do turismo e aponta que no seu caso acaba por ser o background multicultural que faz a diferença, permitindo-lhe compreender diferentes realidades e mercados. Esta nova fase passa por expandir a presença da marca em mais agências de viagens portuguesas e diversificar a oferta de produtos no mercado nacional, apostando também em destinos de médio e longo curso. Leia aqui a terceira e última parte desta Grande Entrevista, publicada na íntegra na edição 350 da Ambitur.

 

Quais os interesses da TUI em Portugal, nas suas mais diversas áreas? Ou seja, como a empresa marca presença na atividade em Portugal, como se organiza?

A TUI Portugal funciona como um operador turístico, com equipas especializadas em diferentes áreas que respondem às necessidades específicas do mercado português. Apesar de mantermos sinergias com a TUI Spain em áreas como finanças, marketing e produto, contamos com uma equipa local em Portugal que tem um conhecimento profundo sobre as tendências do cliente final, as preferências dos viajantes e as necessidades das Agências de Viagens. Isto é essencial, pois respeitamos as particularidades de um mercado tão diverso como o português e asseguramos que exista sempre uma equipa dedicada exclusivamente ao país. Por exemplo, embora ofereçamos produtos unificados com a TUI Spain, como as viagens à Lapónia, adaptamos a nossa oferta ao público português. Além disso, somos líderes na venda de destinos de sol e praia, como as Maldivas, Maurícias e Tailândia, bem como de experiências únicas, como os safaris em África.

Esta abordagem estratégica, aliada às nossas sinergias, reforça a nossa presença em Portugal e permite-nos continuar a crescer de forma sustentável.

Em que áreas espera a empresa crescer em Portugal no futuro?

O nosso objetivo é expandir a nossa presença em mais agências de viagens e diversificar ainda mais a nossa oferta de produtos. Queremos que a TUI Portugal seja reconhecida não só como uma referência nos destinos de sol e praia, mas também como especialista em destinos de médio e longo curso. Aproveitaremos a sólida experiência da TUI Spain nestes segmentos, o que, aliado à colaboração entre ambos os países, permitirá ampliar significativamente as opções disponíveis para o mercado português.

Além disso, como parte do TUI Group, temos acesso a produtos exclusivos como TUI Hotels & Resorts (TUI Blue, TUI Magic e RIU), que serão promovidos com mais intensidade em Portugal. Isto inclui destinos onde o grupo tem uma forte presença, como Cabo Verde, Turquia e México. Procuramos, também, destacar experiências únicas da TUI Musement, como as tours TUI Collection e a National Geographic Day Tours, alargando, assim, o portfólio de ofertas para os viajantes portugueses.

Qual o perfil do vosso cliente no mercado português?

O perfil mais comum dos nossos clientes em Portugal inclui casais e famílias que valorizam o conforto e a qualidade nas suas viagens. No entanto, nos últimos anos, temos observado um aumento na procura por viagens a solo. Os destinos mais procurados são aqueles que oferecem praia e resorts all-inclusive, sendo as Maldivas o destino de eleição e o número um por excelência. Além disso, é importante referir que existe uma tendência para estadias de longa duração, entre 7 e 14 dias, o que permite desfrutar de experiências mais completas e descontraídas, como excursões exclusivas ou atividades personalizadas no destino.

Qual a vossa estratégia de abordagem às agências de viagens do mercado nacional?

A nossa estratégia assenta na criação de relações de confiança, proporcionando ferramentas que facilitam o trabalho e melhoram a experiência do Agente de Viagens. Além disso, organizamos eventos e atividades de networking para partilhar as últimas tendências e garantir que as Agências estão a par de todas as novidades da TUI Portugal.

Que produto concreto oferecem ao mercado nacional?

Na TUI Portugal, mantemos o nosso posicionamento nos destinos de longa distância, mas, desde o ano passado, ampliámos a nossa oferta, graças às sinergias com a TUI Spain, para incluir opções de curta e média distância. O nosso portfólio inclui produtos destacados como estadias nas ilhas do Índico, circuitos culturais na Ásia, safaris no Quénia e na Tanzânia, e experiências na América Latina, como programas de natureza na Costa Rica ou no Peru. Para além disso, potenciámos os cruzeiros fluviais, ideais para quem procura combinar conforto e turismo cultural. Esta diversificação permite-nos oferecer soluções para diferentes tipos de viajantes, desde os mais aventureiros até aos que preferem viagens mais relaxadas.

Quais as expectativas existentes para 2025? E para os próximos?

Esperamos um aumento significativo na nossa oferta de destinos paradisíacos de praia, com opções como Zanzibar e Cabo Verde. Também vamos expandir o nosso portefólio na América, Europa e Oriente, incluindo destinos como Costa Rica, Peru, Argentina, assim como os cruzeiros fluviais operados pela TUI no Reno e no Danúbio. Este produto exclusivo teve um sucesso notável no mercado espanhol durante 2024, com um crescimento superior a 42% em relação a 2023. Estamos, também, a trabalhar para incluir as Ilhas Gregas, um destino que combina cultura, história e paisagens inigualáveis. O nosso objetivo é diversificar ainda mais a nossa oferta para continuar a adaptar-nos às tendências e preferências do cliente português.

*Esta entrevista foi publicada na íntegra na edição 350 da Ambitur.

Leia também…

TUI (II): “Este ano, o turismo em Portugal será marcado pela personalização e autenticidade”