O CEO da TUI, Sebastian Ebel, continuará a liderar a TUI por mais um mandato. Em reunião, o Conselho de Supervisão da TUI AG aprovou a renovação do mandato do CEO e prolongou o contrato do CFO, Mathias Kiep, por mais três anos. Os contratos atuais de ambos os membros do Conselho Executivo são válidos até setembro de 2025. Estes novos mandatos estender-se-ão até setembro de 2028.
Sebastian Ebel assumiu a liderança da TUI como CEO a 1 de outubro de 2022. A sua longa e distinta carreira no grupo inclui o cargo de membro do conselho responsável pelo crescimento bem-sucedido das divisões de hotéis e cruzeiros, além de ter exercido a função de CFO da TUI durante a pandemia. Mathias Kiep sucedeu Sebastian Ebel como CFO em outubro de 2022.
Nos seus primeiros dois anos como CEO, Sebastian Ebel focou-se em transformar a TUI, tanto a nível estratégico como operacional. A devolução de todos os fundos governamentais dos programas de apoio durante a pandemia foi concluída, a gestão foi reestruturada e as operações foram reforçadas. Recentemente, o Grupo registou um crescimento de dois dígitos no EBIT subjacente por oito trimestres consecutivos.
A TUI não está apenas a crescer nos mercados existentes com novos produtos e novos clientes, como também pretende expandir-se globalmente fora da Europa – com uma oferta de operadores turísticos escalável e dinâmica, bem como novos clusters de hotéis. Para os hotéis, o foco está no norte, ocidente e oriente de África e na Ásia, enquanto que os novos mercados de venda incluem Espanha, Portugal, América Latina e Europa de Leste. A TUI tem proporcionado diferentes tipos de experiências de férias em todo o mundo há décadas e agora irá aproveitar este reconhecimento global da marca para atrair clientes locais em países que, tradicionalmente, têm sido destinos da TUI. Esta estratégia oferece um potencial significativo para o crescimento global de clientes.
Mathias Kiep foi nomeado CFO do grupo internacional de turismo a 1 de outubro de 2022. Durante o seu mandato, a ajuda estatal concedida durante a pandemia foi totalmente reembolsada. Devido, em parte, a transações bem-sucedidas no mercado de capitais, a estrutura financeira da TUI foi significativamente melhorada. Mathias Kiep, juntamente com a sua equipa, preparou e executou com sucesso o regresso da TUI ao MDAX. Em junho de 2024, após nove anos, o Grupo terminou a sua dupla cotação no Reino Unido e na Alemanha e, de momento, está exclusivamente na Bolsa de Frankfurt. Mathias Kiep juntou-se à TUI AG em 2011, sendo responsável pela estratégia, fusões e aquisições, entre outras funções. Como Diretor Financeiro da TUI Deutschland GmbH, adquiriu, também, uma vasta experiência no negócio operacional de uma grande empresa nacional.
Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Supervisão da TUI AG, refere que “a TUI teve dois anos de sucesso. Este desempenho reflete-se nas receitas e nos lucros em cada trimestre. O Grupo conseguiu superar as consequências da pandemia graças ao enorme esforço de toda a equipa da TUI. Agora, o foco está inteiramente num crescimento sólido e rentável. A TUI está a acelerar a sua transformação, criando, assim, as bases para continuar a desempenhar um papel de liderança no setor global de turismo, que está a crescer rapidamente. O setor de turismo é saudável e continua a crescer mais rápido do que a economia global, mesmo após a pandemia. Viajar é, e continuará a ser, uma megatendência global num futuro previsível. A equipa liderada por Sebastian Ebel está idealmente posicionada para impulsionar a TUI para um crescimento rentável adicional. Juntamente com todos os meus colegas do Conselho de Supervisão, aguardo com expetativa a continuidade da nossa estreita colaboração com Sebastian Ebel como CEO, Mathias Kiep como CFO, e com toda a equipa da TUI.”