Turismo alemão aumenta 70% em sete anos no mercado português

A sede do Goethe-Institut em Lisboa foi o palco da apresentação dos resultados turísticos do destino Alemanha. O evento, em que a Ambitur.pt esteve presente, decorreu esta quarta-feira.

Foi pela voz de Ulrike Bohnet, diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha, que foram apresentados os resultados no mercado português. Para além dos resultados “muito positivos”, foram ainda apresentadas as duas campanhas promovidas pelo Turismo da Alemanha: a campanha global para o verão “German Summer Cities” e a campanha anual “100 anos de Bauhaus”

Baviera e Berlim são os destinos favoritos dos portugueses

Debruçando-se sobre o ano de 2018, Ulrike Bohnet anunciou que a Alemanha atingiu as “87,7 milhões de dormidas provenientes do estrangeiro”, um crescimento de “4,5% em relação ao ano anterior”. Este é já o nono ano consecutivo em que a Alemanha regista “números recorde de visitantes” e, na sequência destes anos positivos, a Alemanha prevê chegar aos “121,5 milhões de dormidas em 2030”.

No que toca ao mercado português, a responsável frisa que, desde 2012, a Alemanha tem registado um resultado cada vez mais “notório”: em 2011 registaram-se 290 mil dormidas, enquanto que em 2018 já foram registadas 484 mil, representando um aumento de 70%”. Dos destinos preferidos, destacam-se Baviera e Berlim.

O Turismo da Alemanha também está a conseguir alcançar a “meta” de “conseguir que os 10 Estados Federados com menor número de dormidas se aproximem cada vez mais aos destinos “líderes”” com Portugal. Ulrike Bohnet indica, a título de exemplo, a cidade de Bremen, que “registou um aumento das dormidas dos portugueses de 58%”. Este aumento deve-se sobretudo “às boas ligações aéreas desde Portugal”, com voos de Faro, Lisboa e Porto” e que se efetuaram entre março e outubro.

Olhando para o cenário internacional, os europeus consideraram a Alemanha como um destino Cultural por Excelência. “Ocupamos o 3.º lugar a nível mundial”, refere Ulrike Bohnet. As razões são várias: “mais de 500 teatros, mais 6.770 museus” que recebem 15 milhões de visitantes anuais e os “44 patrimónios mundiais da UNESCO”.

“German Summer Cities” é Campanha Global de verão para 2019

Para além da apresentação dos resultados do turismo, a ocasião serviu ainda para Ulrike Bohnet apresentar a campanha global para este verão. “German Summer Cities” é o mote e, segundo a responsável, o Turismo da Alemanha pretende “dar a conhecer os atrativos das cidades alemãs no seu geral”. O grande foco passa por “criar uma atmosfera de verão em todo o país” e mostrar “as cidades urbanas mas também as românticas”. A Alemanha tem diferentes atrações turísticas e uma ampla oferta cultural,“não apenas em museus mas também festivais e exposições”, acrescenta. A campanha será promovida com a hashtag #GermanSummerStories e conta com o patrocínio da companhia aérea Lufthansa.

Em 2019, o Turismo da Alemanha também vai assinalar o centenário da Bauhaus: “100 anos de Bauhaus” . Durante todo o ano, as cidades da mítica escola fundada por Walter Gropius juntam-se para criar o “Grande Tour da Modernidade”. Ulrike Bohnet explica que a iniciativa “passa por cem obras arquitetónicas importantes de Bauhaus”. Já no mês de abril, a responsável revela que vai ser inaugurado o “Museu Bauhaus” em Weimar, com duas importantes exposições sobre a “trajetória de Bauhaus desde o início nesta cidade” e sobre as várias “áreas” que aquela instituição “revolucionou”. Outro destaque vai para o “novo Museu Bauhaus de Dessau” que irá “alojar a segunda maior coleção de Bahaus do mundo com 49 mil obras expostas”.

Com mais de 350 ilhas e coberta por “um terço de floresta”, a Alemanha tem uma variedade de “percursos pedestres e roteiros para ciclistas”, além de várias experiências para “serem feitas em família” em terra, no ar ou na água. “A Alemanha também se define pela sua natureza”, remata Ulrike Bohnet.