Turismo apoia projeto de sustentabilidade em Lisboa

Foi hoje assinado o apoio de 300 mil euros do Turismo de Portugal à Junta de Freguesia da Misericórdia, em Lisboa, para pôr em prática o projeto Viver@Misericórdia.

Este projeto insere-se na Linha de Apoio à Sustentabilidade, lançada pelo Governo em outubro de 2017 e com uma dotação global de 10 milhões de euros.

A cerimónia teve lugar às 14h30, na Junta de Freguesia da Misericórdia e o encerramento esteve a cargo da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Este projeto, que será implementado numa das mais emblemáticas freguesias da cidade de Lisboa, tem como objetivo contribuir para a promoção da atividade turística de forma sustentável, na sua vertente social e ambiental, promovendo a integração entre residentes e turistas.

O Viver@Misericórida inclui seis iniciativas:

  • Acessibilidade@Misericórdia;
  • Experiências@Misericórdia;
  • Noitelimpa@Misericórdia; Voz@Misericórdia;
  • Cidadania@Misericórdia;
  • Xtrarecollha@Misericória.

Todas elas abarcam ações que vão da melhoria de acessibilidade a sanitários públicos, à recolha de lixo, passando por atividades de arte urbana, ações de sensibilização junto da população turista, e ações de cidadania, entre outras.

Para a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “este é um projeto pioneiro e exemplar no âmbito da Linha da Sustentabilidade no Turismo. Já foram aprovados até ao momento 8 projetos no âmbito desta Linha, no valor de 2,5 M Euros. Estão neste momento em análise 50 projetos. Este projeto demonstra como o Turismo deve ser instrumento de mobilização de iniciativas sociais e culturais que promovam a coexistência entre residentes e turistas, valorizando a autenticidade e envolvendo as populações. É fundamental que sejamos ativos na procura de soluções que permitam ao turista ter uma experiência autêntica e, em simultâneo, criar oportunidades para as populações locais e residentes”.