Turismo Centro de Portugal: “O melhor do centro de Portugal”

Turismo Centro de Portugal: “O melhor do centro de Portugal”

Um lugar onde você se pode encontrar. Visitar o Centro de Portugal é experienciar a maior região turística do país. Aqui, é possível encontrar montanhas e aldeias, rios e praias, séculos de património histórico.

Seja pela beleza natural, pela street art, pelo vinho ou pela história, visitar o Centro de Portugal é viver um “destino de experiências”. Conhecido e reconhecido pela forma verdadeiramente acolhedora como recebe os seus visitantes, não é por acaso que a maior região de Portugal está no “mapa dos destinos a visitar” nos vários meios de comunicação internacionais.

Alguns dos lugares são tão importantes para a humanidade que foram incluídos na lista do Património Mundial da UNESCO. É o caso dos Mosteiros de Alcobaça e da Batalha, do Convento de Cristo, em Tomar, e da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia. Mas existem outros fortes argumentos que justificam a visita. Por exemplo, as Aldeias Históricas, Aldeias do Xisto ou as Aldeias de Montanha, onde podemos encontrar séculos de história, tradição e autenticidade.

Não é apenas o Portugal medieval que pode ser encontrado no Centro. As cidades, onde a modernidade e a contemporaneidade são combinadas com a tradição, tornam-se muito atraentes para aqueles que, por exemplo, pretendam fazer compras. Leiria é disso exemplo. Uma cidade encantadora que poderia ser a meca comercial da região. Todas as lojas estão localizadas em belos edifícios artísticos no coração da cidade. E bem perto de Leiria, há um lugar repleto de história, amor e paz: Fátima. Ir a Fátima é visitar o maior templo mariano de Portugal.

Se optar por descansar na companhia dos Sabores do Centro, poderá sempre deliciar-se com a sua gastronomia tradicional, ou reinventada por um Chef de renome, ou a sua excelente seleção de vinhos (tem cinco regiões vitivinícolas). Rodeada por montanhas e pelos rios Vouga e Dão, fica a cidade de Viseu, um dos melhores locais para fazer uma experiência enograstronómica. A Bairrada tornou-se mais do que um destino de enoturismo, distinguindo-se cada vez mais pela diversidade de sua oferta turística. Terra de Espumante e do famoso Leitão, a região apresenta também spas termais e uma paisagem natural única, tal como, a Serra do Buçaco.

Regiões com história, como Aveiro, descrita pelo famoso escritor português José Saramago como um ” corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração”, traduz um dos destinos com maior crescimento no setor turístico.
Da montanha ao mar, são muitos e bons os motivos para visitar o Centro de Portugal!

 

Este artigo foi publicado na edição 306 da Ambitur.