Turismo Centro de Portugal promove Caminhos de Santiago no Salão Turístico da Galiza

O Turismo Centro de Portugal (TCP) vai estar presente no XI Salão Turístico da Galiza, Turexpo Galicia 2022, que decorre em Silleda (Pontevedra, Espanha), de 2 a 5 de junho. A Turexpo Galicia é uma feira de cariz multissectorial que se insere nas comemorações do Xacobeo 2022 e integra uma forte componente turística internacional. Durante os quatro dias de certame, terá lugar um vasto programa de atividades paralelo à área expositiva. A entrada é gratuita.

A participação do TCP terá lugar num stand conjunto com os parceiros da iniciativa Caminos – Caminhos Jacobeus do Oeste Peninsular. O Caminos é um projeto transfronteiriço que tem como objetivo identificar e promover os diversos itinerários do Caminho de Santiago do oeste da Península Ibérica, num território que integra o Centro de Portugal, o Alentejo, o Porto e Norte, o Município de Barcelos, as Juntas espanholas da Estremadura, Castela e Leão e Galiza e vários municípios do país vizinho. Pretende-se, desta forma, aumentar o número de viajantes e peregrinos nos diferentes Caminhos de Santiago e proporcionar o desenvolvimento económico dos territórios abrangidos.

Recorde-se que no âmbito do projeto Caminos, o TCP encontra-se a desenvolver o processo de certificação dos diferentes itinerários, incluindo a colocação de sinalética e painéis informativos ao longo dos vários percursos. Será também desenvolvido um website e uma aplicação móvel dedicados aos Caminhos de Santiago no Centro de Portugal. De assinalar que o Caminho Português registou um aumento exponencial nos anos pré-pandemia, tendo sido, em 2019, o segundo Caminho mais percorrido pelos peregrinos de Santiago.

No stand conjunto dos Caminhos Jacobeus do Oeste Peninsular, os visitantes podem encontrar informação geral sobre o Turismo Centro de Portugal e, em particular, brochuras do produto turístico Caminhos da Fé. Este produto envolve, além do Caminho Português de Santiago, os Caminhos de Fátima, os Altares Marianos e a Herança Judaica no Centro de Portugal.