Turismo Cultural é a aposta do Algarve

A Região do Turismo do Algarve (RTA) vai apostar no turismo cultural e religioso como forma de combater a sazonalidade e completar a oferta. Para tal será fundamental uma linha de actuação com vista à promoção de eventos nestes segmentos e a formação de colaboradores ao serviço dos postos de turismo. O presidente da RTA, Desidério Silva, já definiu, juntamente com a directora regional da Cultura, Alexandra Gonçalves, uma estratégia de base para algumas parcerias, como a valorização da gastronomia pela&Dieta Mediterrânica, recentemente classificada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a dinamização da&candidatura de Sagres a Paisagem Cultural da Humanidade&com o Município de Vila do Bispo e a promoção de&itinerários dedicados aos Descobrimentos e à presença islâmica. &&Vamos intervir mais activamente no turismo cultural para atenuar a sazonalidade e completar a oferta do destino&, esclarece Desidério Silva, em comunicado.&&Um dos primeiros passos será a identificação, pela Direcção Regional da Cultura, dos recursos culturais que podem potenciar a actividade turística&, revela. &Para já, está previsto o ajustamento dos horários dos monumentos e museus aos ciclos da procura turística e a realização, durante o primeiro semestre do ano, de um encontro para debater a união&do Turismo e da Cultura, iniciativa que reunirá os dois responsáveis regionais, os secretários de Estado do Turismo e da Cultura e individualidades do meio académico, empresarial e jornalístico de ambas as áreas.