Turismo cultural e religioso é “produto estratégico para o país”

A Lusa dá conta da intervenção do secretário de estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, na abertura das V Jornadas Nacionais da Pastoral do Turismo, em Coimbra, onde defendeu que o turismo cultural e religioso é “um produto estratégico para o país”.

Esta área é “inquestionavelmente uma prioridade do governo em matéria de turismo” referiu Nuno Fazenda, “é um produto que dá um forte contributo para a coesão territorial, para a diversificação da oferta turística e também para a diversificação dos mercados”, acrescentou.

O secretário de estado do Turismo deixou “para reflexão” os desafios do turismo cultural e religioso em Portugal: “Em primeiro, o desafio da requalificação e valorização: temos de manter a estratégia de requalificar e valorizar o nosso património cultural e religioso. E não é só no edificado que temos de trabalhar, é também no imaterial, em que temos de valorizar a nossa identidade, a nossa história, a nossa cultura e memória coletiva”, começou, “cooperar e trabalhar mais em rede”, disse também.

Para Nuno Fazenda é importante assegurar que as rotas deste tipo de turismo funcionam, que “temos igrejas e mosteiros abertos ao público, com meios de comunicação, suportes promocionais, incluindo digitais, e com pessoas que expliquem aquilo que são bens valiosíssimos do ponto de vista histórico e cultural”.