Turismo de Experiências: Aproveite as férias, no Centro de Portugal!

Descobrir o Centro de Portugal é partir numa viagem pela história, património, cultura, gastronomia e tradição. É descobrir paisagens que escondem histórias com milhões de anos, partir à aventura de destinos que ficam na memória, deixar-se levar por experiências únicas numa região com muito por explorar.

Mais do que nunca o Turismo de Experiências é a grande tendência e numa era digital onde o stress e ansiedade parecem invadir a sociedade não há nada melhor do que parar. Em Idanha-a-Nova é possível fazer uma verdadeira paragem no tempo com paisagens com milhões de anos de história que hoje se tornaram importantes rotas turísticas. Faça uma escapadinha pela Rota dos Fósseis, em Penha Garcia, Rota dos Barrocais, em Monsanto, ou pela Rota do Ouro, na Foz do Cobrão, onde é possível descobrir ouro através da exploração de uma técnica da época romana.

Um território de magia…e com magia! Se não sabia que o Centro de Portugal esconde Montanhas Mágicas então é melhor calçar os ténis e partir à sua descoberta. Do Douro ao Vouga é possível aventurar-se por um território único a nível nacional, um território de sete municípios que junta a magia da água, do verde e da serra. E como a magia não se explica, vive-se, o melhor é deixa-se levar por 12 quilómetros de pura natureza na ecopista do Vouga.

Mas se prefere um pouco de aventura, o Centro de Portugal tem de tudo, para todos os gostos. Na barragem do Vouga de Ribeiradio, em Couto de Esteves, há um lago ainda por descobrir onde através de caiaque, barco ou stand up padle é possível vislumbrar a encosta da Serra da Freita ou apreciar a beleza da Serra da Arada.

[new_royalslider id=”846″]

 

Magia é viver as histórias de outros tempos, conhecer aldeias que mantêm vivas as lendas e onde tudo é consumido e produzido com os outros produtos da terra. Se gosta de se deixar envolver pelas memórias antigas, tire um tempinho e vá percorrer o “caminho do morto que matou o vivo”, na Aldeia da Pena.

Com origem em 1500, o Bolo Podre é uma preciosidade de Castro Daire. A diferença está na forma como se estende e amassa o pão e saboreá-lo também mergulhado na cultura desta região.

Se de facto o pecado da gula é o que o atraí mais ao Centro de Portugal, não deixe de conhecer a melhor sopa de peixe do país! Pelo menos é o que dizem. Na Sertã, para além do maranho ou bucho recheado, a sopa de peixe é hoje atração de milhares de turistas à região.

Na Serra da Lousã há uma aldeia que é um verdadeiro tesouro em beleza e criatividade. A Cerdeira é hoje procurada por turistas de todo o mundo mas também por artistas que ali ficam e de deixam inspirar por esta riqueza natural. É um lugar para o encontro, onde mora a tranquilidade e se relembra a identidade e cultura locais.

Há muito por descobrir nos 100 magníficos concelhos que fazem do Centro de Portugal uma experiência que nunca acaba.